BRASIL

Mercedes ousa e lança ônibus urbano para 100 passageiros

Novo O 500 R 1830 é o maior chassi da categoria 4x2 urbano no mercado brasileiro, podendo receber carrocerias de até 14 metros

17/03/2021 13h52Atualizado há 3 anos
Por: Romulo Felippe

Em coletiva de imprensa, a Mercedes-Benz apresentou a ampliação do seu portfólio de ônibus com a chegada do Super Padron O 500 R 1830, o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento. 

 

“Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4x2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”.

 

O novo Super Padron O 500 R 1830 4x2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades.

 

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4x2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6x2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus do País.  “Ainda com relação aos custos operacionais, outra grande vantagem do nosso Super Padron 4x2 é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6x2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa. 

 

A versão de chassi 4x2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6x2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6x2), o que também se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo para a redução do consumo de combustível.

 

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

 

Os clientes podem escolher entre três versões de layout do novo Super Padron O 500 R 1830 4x2. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

 

Uma outra versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. A maior lotação é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores e as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.

 

Outro importante diferencial de mercado do Super Padron Mercedes-Benz em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

O novo modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. 

“Com esse novo modelo da linha de O 500 urbanos, buscamos ajudar os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos”, diz Walter Barbosa. “Para se ter uma ideia, no auge da quarentena, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas 30 a 40% dos passageiros vem utilizando o ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda já foi de 90% e, agora, o número de passageiros está entre 50 e 60%. O mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários