Desde o início da pandemia de Covid-19, diversas empresas estão se adaptando para manter o funcionamento de seus serviços sem colocar em risco a segurança e a saúde dos profissionais. No setor de transportes, serviço considerado essencial, não é diferente.
À medida que governos estaduais e municipais ‘afrouxam’ regras de confinamento, a fase mais aguda do impacto econômico do novo coronavírus vai ficando para trás. Assim, com a retomada da economia, a Mobil listou as principais tendências para o setor de transportes de cargas e de passageiros que podem contribuir com a volta do crescimento das companhias no pós-pandemia.
1 - Fim das resistências - A pandemia mostrou que a utilização de home office para parte da equipe do escritório é viável e produtiva. Em paralelo, a adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19 escancarou como a digitalização de processos não pode esperar mais: disseminação da realização de bids online e aceitação de canhotos de entrega digitalizados são exemplos de processos que serão incorporados pelo mercado.
2 - Diferencial para questão de sobrevivência - As menores margens de lucro, que já estavam achatadas antes mesmo da pandemia em função do aumento de custos operacionais em geral (combustível e pneus, por exemplo), vão obrigar empresas de transporte rodoviário a digitalizar processos.
Redução de custos e de burocracia, assim como ganhos de produtividade, serão fatores essenciais para a retomada. Softwares de gestão de frota e de controle de pneu, uso da telemetria e sistemas de controle de estoque, de acompanhamento de entrega de produtos e de tempo de descarga, entre outras soluções, serão fundamentais para que as companhias do setor mantenham a competitividade.
3 - Hora e vez da nuvem - O Software as a Service (SaaS) vai ganhar ainda mais força. Enterprise Resource Planning (ERP) e telemetria possibilitam as tomadas de decisões em cima de acontecimentos passados. Agora, o smartphone vira meio de coleta de informação quase em tempo real para o gestor de frotas, aumentando a eficiência na operação. No pós-pandemia, que será marcado pela busca de maior produtividade e redução de custos, várias dessas soluções serão integradas ao ERP da empresa, como apps para digitalização do comprovante de entrega citado anteriormente, que otimiza o processamento do pagamento por parte do cliente.
4 - Profissionalização dos motoristas - Ser apenas bom no volante não será mais suficiente. Não há bom uso da tecnologia se o profissional não estiver preparado para utilizá-la. Só alguém qualificado pode fazer a leitura correta das informações que os sistemas transmitem para uma tomada da decisão assertiva e na hora certa. O momento atual, de demanda reduzida, é ideal para empresas e motoristas se dedicarem ao assunto.
Sensação
Vento
Umidade