ECOLÓGICO

Scania e Compagas iniciam trabalhos com ônibus movido a gás natural

Foco do projeto no Paraná está na mobilidade urbana sustentável e na contribuição direta com o meio ambiente, com redução nas emissões de poluentes

07/03/2023 11h52Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

A partir de hoje, dia 3 de março, um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba. A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a Scania. O operador escolhido foi a Viação São José. A demonstração na linha metropolitana levará 30 dias e o objetivo será certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.

 

“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós teremos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado traz para o Paraná”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no lançamento do projeto na última terça-feira (28 de fevereiro), no Palácio Iguaçu, sede do governo local.

 

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice que pode chegar a até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa). Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

 

Segundo Ratinho, caso seja viável, a ideia é expandir a frota de veículos do transporte público do Estado com ônibus que utilizem o gás natural no futuro. “Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público”, acrescentou durante o evento.

 

Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o projeto coloca o Paraná em um movimento de destaque em sustentabilidade e mobilidade urbana. “O gás natural é reconhecido como uma energia mais limpa e colabora diretamente para a transição energética com melhor competitividade. Já os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de ônibus por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, a saúde da população e com a economia”, diz.

 

O ônibus da Scania durante a demonstração fará parte da frota da Viação São José. O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e de modelo K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana.

 

De acordo com o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, a iniciativa faz parte das políticas da gestão de adotar iniciativas inovadoras com foco em tecnologia aliada à sustentabilidade. “É mais um passo para a modernidade que o Estado do Paraná dá, um veículo que representa as novas energias, que traz economia e boa autonomia. É mais uma prova que o Estado está atento às novas ações de mobilidade, hoje uma das prioridades dos gestores dos grandes centros urbanos”, destacou Pimentel, também no lançamento do projeto. “Há exemplos em outros países do mundo, como Colômbia e Espanha, em que esse veículo já funciona muito bem. Agora, o colocaremos em teste aqui e, com isso, vamos avançar muito na questão da mobilidade.”

 

O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, destaca que adotar veículos movidos a gás natural pode ter um impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário. “A ideia de fazer a experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, o Estado e para o usuário que paga tarifa.”

 

O mercado do Paraná é de grande interesse para a Scania, e por isso a empresa investe no projeto de demonstração do veículo na região metropolitana de Curitiba para comprovar as vantagens da solução a gás. “Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional. Para o usuário do ônibus haverá ainda grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

“Ter a oportunidade de realizar a demonstração do ônibus urbano a gás em uma linha metropolitana é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável. A eletrificação do transporte é um caminho, mas sabemos que ainda não é acessível, por isto podemos explorar e aproveitar outras opções, como o veículo a gás. O Paraná é um Estado marcado pelo compromisso, seriedade, muito trabalho e inovação, características que têm tudo a ver com esse projeto de demonstração. Ofertar as melhores soluções é o principal lema que move o nosso negócio, e ser sustentável é uma premissa, inserida no DNA da Cotrasa e da Scania”, diz Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários