NOVIDADE

Luft testa caminhão da Volks movido a GNV e biometano

Menos poluente que a dos veículos a diesel, tecnologia também ajuda a reduzir custos operacionais com combustível

03/03/2023 09h25Atualizado há 11 meses
Por: Romulo Felippe

 

Em um novo passo dentro do seu programa de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), a operadora logística Luft Logistics acaba de iniciar os testes com um caminhão modelo VW 19.320 movido a GNV (gás natural veicular) e biometano. Além da redução de custos com combustível, o veículo reduz a emissão de CO² na atmosfera. Os testes de consumo e autonomia estão ocorrendo em coletas em clientes da Luft Healthcare localizados no interior do estado de São Paulo. 

 

A integração à frota desse tipo de veículo, além de gerar redução de custos com combustível, diminui em 25% as emissões de CO² na atmosfera, segundo o fabricante MWM Motores. O motor possui 315 cavalos de potência e capacidade em cilindros de 172m³ de GNV.

 

“A previsão é de que, já em março, o caminhão opere na rota Itapevi (SP) - Rio de Janeiro (RJ)”, afirma Wilson Medina, Gerente de Frota e Riscos da Luft Healthcare.

 

Segundo Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare, a utilização de GNV permitirá a prática sustentável em longas distâncias, em complemento ao veículo 100% elétrico que, por enquanto, é utilizado em distâncias menores. “Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade nas nossas atividades”, salienta a executiva.

 

Demandando expertise e alta complexidade, as operações logísticas na área da saúde envolvem desde armazenagem, transporte e cadeia fria até frete internacional, rastreamento, embalagem para transporte, gerenciamento de produtos com necessidades especiais, logística reversa, rastreabilidade e destinação ambiental.

 

Com matriz em Itapevi (SP) e filiais no Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), a Luft Healthcare soma 180 mil m² de área total e mais de 100 mil m² de área construída. A empresa mantém cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

 

A empresa atende mais de 100 clientes do setor de saúde, operando mais de 200 mil posições de paletes e prestando serviços para toda a cadeia integrada. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos, vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal, além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo. 

 

Desde que foi fundada, em 1975, a Luft Logistics especializou-se na implementação de soluções customizadas e exclusivas. A companhia desenvolve soluções inovadoras na área de armazenagem e transporte nos segmentos de saúde, agronegócio, varejo e e-commerce, agregando valor aos negócios de seus clientes. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários