Lançamento

Volvo apresenta ao mercado os novos caminhões FM e FMX com cabine dupla

Os veículos, destinados a princípio para o mercado europeu e australiano, apresentam uma série de novidades especialmente projetadas para atuarem em serviços de incêndio e salvamento

03/02/2021 10h50Atualizado há 3 anos
Por:

Os caminhões Volvo FM e FMX agora estão disponíveis para uso como veículos de serviço de emergência com cabine dupla para até nove pessoas. As novas variantes dos dois modelos, desenvolvidas em estreita cooperação com os encarroçadores e os serviços de emergência, apresentam uma série de melhorias especialmente projetadas para veículos de serviço de incêndio e salvamento. A princípio, estes veículos serão destinados ao mercado europeu e australiano.

A nova cabine dupla da Volvo Trucks foi projetada para o mercado global em colaboração com empresas como a Rosenbauer, uma das principais encarroçadoras do mundo para veículos de emergência.

"Agora podemos oferecer uma gama muito moderna e abrangente de caminhões pesados ​​no mercado para serviços de emergência e bombeiros. As novas variantes do Volvo FM e Volvo FMX são projetadas para fornecer aos membros dos serviços de emergência um ambiente de cabine dupla de padrão de classe mundial", diz Lars Franck, gerente de produto de ofertas de veículos especiais da Volvo Trucks.

O mercado europeu é de mais de três mil caminhões de bombeiros e outros veículos de resgate por ano. Além de atender às regulamentações nacionais e internacionais, os veículos devem ser adaptados para atender às necessidades específicas de cada serviço de emergência. Isso inclui altos padrões de segurança, confiabilidade e flexibilidade.

Os novos Volvo FM e Volvo FMX com cabine dupla podem acomodar até nove pessoas. Os veículos são projetados para fornecer a cada equipe de serviço de emergência as melhores condições possíveis, para permitir uma operação eficiente e segura em ambientes difíceis.

Esses novos caminhões oferecem os mesmos altos padrões de segurança passiva e ativa, ergonomia e conforto que as outras variantes de modelo do novo Volvo FM e Volvo FMX, lançados em 2020.

A cabine foi exaustivamente testada em termos de segurança e vem com grandes janelas linha da porta, grandes espelhos retrovisores e opção de até oito câmeras, proporcionando boa visibilidade em toda a volta. Além disso, o sistema de direção dinâmica Volvo, disponível como opção, torna as manobras mais fáceis e melhora a ergonomia e a segurança de direção.

O local de trabalho do motorista está equipado com a nova interface do motorista da Volvo Trucks, que inclui instrumentos digitais e um volante com botões de controle que também são ajustáveis ​​com uma função de inclinação do pescoço.

O teto interno alto cria um interior arejado e espaçoso, com bastante espaço para se mover. As portas têm um grande ângulo de abertura que torna mais fácil entrar e sair da cabine.

Isso é apoiado pelo degrau anti-derrapante iluminado recentemente desenvolvido e pela alça de mão laranja claramente marcada, ergonomicamente projetada e fácil de localizar em uma variedade de condições. O interior da cabine oferece muitos compartimentos de armazenamento para capacetes, luvas e outros equipamentos necessários.

Um objetivo importante para os desenvolvedores dos novos veículos era atingir tempos de entrega curtos para os encarroçadores. Em consulta com os principais especialistas de empresas especializadas na construção de caminhões de bombeiros, a equipe de veículos especiais da Volvo introduziu melhorias na cabine e no chassi. Os componentes são colocados em locais que facilitam o processo de construção da carroceria e tudo foi preparado para a conexão dos sistemas elétrico e pneumático.

"Nós nos vemos como os melhores amigos dos encarroçadores. Nossas novas cabines de tripulação permitem uma entrega mais rápida dos veículos aos seus clientes", diz Lars Franck.

Atrás da cabine, o chassi está livre. Não há nada a ser desmontado ou movido. Os tanques de combustível, o silenciador e outros componentes grandes estão localizados sob a cabine. Dentro da cabine, os cabos elétricos e as mangueiras pneumáticas foram equipados com pontos de conexão de fácil acesso. A instalação dos assentos, bancos e cintos de segurança é certificada de fábrica.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários