Banner MBB top Site
Geral

Daimler e Foton iniciarão a produção de caminhões MB na China para a China

Produção conjunta tem base na estratégia de plataforma global das empresas. Os veículos serão totalmente adaptados às necessidades dos clientes do gigante asiático

07/12/2020 14h58Atualizado há 4 meses
Por: Redação da Revista Caminhões
2.063

A Daimler Trucks e a Beiqi Foton anunciaram em conjunto que ambas produzirão e distribuirão caminhões Mercedes-Benz para um segmento de mercado avançado na China. Com base na estratégia de plataforma global das empresas ​​"Made in China for China", os veículos serão totalmente adaptados às necessidades dos clientes do gigante asiático.

Os caminhões receberão tecnologia de ponta da Daimler Trucks. O início da produção dos ‘brutos’​​ está programado para daqui a dois anos em uma nova fábrica de caminhões em Huairou (Pequim). A joint venture investe mais de 3,8 bilhões de RMB (mais de 485 milhões de euros) para a aquisição da fábrica e a instalação de novas infra-estruturas e linhas de produção.

Ao mesmo tempo, a Daimler Trucks continuará a importar e vender outros modelos de seu portfólio Mercedes-Benz, tanto por meio da rede de concessionários existente quanto no atacado direto para atender às necessidades dos clientes de caminhões de primeira linha para aplicações especiais - por exemplo, concreto bombas para o setor de construção em rápido crescimento da China.

Os novos caminhões pesados ​​Mercedes-Benz para a China irão capitalizar totalmente a estratégia de plataforma da Daimler Trucks e serão movidos por um motor de última geração da unidade de powertrain global da Daimler Trucks. Os ‘brutos’ Mercedes-Benz serão totalmente adaptados às necessidades específicas de diversos clientes chineses.

A Daimler Trucks e a Foton planejam uma produção local completa para iniciar as operações em dois anos a partir de agora, apoiada por uma base de fornecedores locais, que será fortalecida ainda mais nos próximos anos. Detalhes sobre as especificações do produto e sua introdução no mercado serão anunciados posteriormente.

“Na Daimler Trucks, nosso objetivo estratégico é liderar globalmente e criar valor para nossos clientes em todo o mundo. A China, o maior mercado de caminhões do mundo, é de extrema importância para nós e se tornou um dos nossos mercados importantes para o crescimento futuro. Para aproveitar ao máximo esse potencial, tomamos a decisão de produzir tratores pesados ​​Mercedes-Benz localmente na China”, disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG. “Estamos convencidos de que o que anunciamos hoje é o movimento estratégico certo para o mercado certo, exatamente no momento certo”, completa o executivo.

Hubertus Troska, membro do conselho de administração da Daimler AG, responsável pela Grande China, diz que o objetivo é crescer na China e com a China. “Isso se aplica tanto aos nossos automóveis de passageiros quanto aos nossos negócios de veículos comerciais. O mercado chinês de caminhões está passando por uma transformação, principalmente no mercado de transporte de longo curso. O crescente setor de comércio eletrônico e logística oferece grandes oportunidades”.

“Acreditamos no potencial de crescimento do mercado de caminhões na China e estamos determinados a contribuir para seu desenvolvimento a longo prazo. Hoje não apenas representa um grande marco na estratégia de localização da Daimler, mas também um excelente exemplo de cooperação sino-alemã”, salienta Troska.

Sven Ennerst, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG, responsável por engenharia de produto, aquisições e região da China conta que produzindo localmente caminhões Mercedes-Benz para o crescente segmento de caminhões avançados, a marca apresenta sua plataforma de produtos pesados ​​ao mercado chinês, ajustando-o perfeitamente às necessidades dos clientes chineses.

“Os veículos serão equipados com nossa tecnologia líder de caminhões Daimler. Isso mostra nosso compromisso claro e de longo prazo com o mercado chinês de caminhões. Junto com nosso parceiro Foton, continuaremos trabalhando com determinação e consistência para expandir ainda mais nossa presença na China”.

Gong Yueqiong, CEO da Foton Motor afirmou: “A inauguração da Beijing Foton Daimler Automotive em 2012 marca um passo histórico dado pela Foton e Daimler. O projeto de localização atual de um caminhão de carga pesada Mercedes-Benz é uma evolução e atualização da cooperação da Foton Daimler e o movimento estratégico correto para o desenvolvimento do mercado chinês”.

“Feito sob medida para a China, o caminhão pesado localizado se origina da plataforma global mais recente da Mercedes-Benz e possui a tecnologia mais recente e avançada da Daimler Trucks para caminhões pesados. O projeto ajudará a formar um mix de produtos competitivo e fornecer soluções e opções de produtos mais diversificadas para os clientes chineses”, conta Gong.

O mercado chinês de caminhões pesados ​​teve um volume de 1,1 milhão de unidades em 2019. Para 2020, espera-se que mais da metade dos caminhões vendidos globalmente sejam registrados na China.

A China é uma parte importante da estratégia de plataforma global da Daimler Trucks e, por meio da produção doméstica de caminhões Mercedes-Benz e Auman na China, a empresa aumentará ainda mais o potencial do maior mercado de caminhões do mundo. Olhando para o futuro, espera-se que as vendas na China contribuam cada vez mais para o desenvolvimento global da Daimler Trucks.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários