A Daimler Trucks e a Beiqi Foton anunciaram em conjunto que ambas produzirão e distribuirão caminhões Mercedes-Benz para um segmento de mercado avançado na China. Com base na estratégia de plataforma global das empresas "Made in China for China", os veículos serão totalmente adaptados às necessidades dos clientes do gigante asiático.
Os caminhões receberão tecnologia de ponta da Daimler Trucks. O início da produção dos ‘brutos’ está programado para daqui a dois anos em uma nova fábrica de caminhões em Huairou (Pequim). A joint venture investe mais de 3,8 bilhões de RMB (mais de 485 milhões de euros) para a aquisição da fábrica e a instalação de novas infra-estruturas e linhas de produção.
Ao mesmo tempo, a Daimler Trucks continuará a importar e vender outros modelos de seu portfólio Mercedes-Benz, tanto por meio da rede de concessionários existente quanto no atacado direto para atender às necessidades dos clientes de caminhões de primeira linha para aplicações especiais - por exemplo, concreto bombas para o setor de construção em rápido crescimento da China.
Os novos caminhões pesados Mercedes-Benz para a China irão capitalizar totalmente a estratégia de plataforma da Daimler Trucks e serão movidos por um motor de última geração da unidade de powertrain global da Daimler Trucks. Os ‘brutos’ Mercedes-Benz serão totalmente adaptados às necessidades específicas de diversos clientes chineses.
A Daimler Trucks e a Foton planejam uma produção local completa para iniciar as operações em dois anos a partir de agora, apoiada por uma base de fornecedores locais, que será fortalecida ainda mais nos próximos anos. Detalhes sobre as especificações do produto e sua introdução no mercado serão anunciados posteriormente.
“Na Daimler Trucks, nosso objetivo estratégico é liderar globalmente e criar valor para nossos clientes em todo o mundo. A China, o maior mercado de caminhões do mundo, é de extrema importância para nós e se tornou um dos nossos mercados importantes para o crescimento futuro. Para aproveitar ao máximo esse potencial, tomamos a decisão de produzir tratores pesados Mercedes-Benz localmente na China”, disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG. “Estamos convencidos de que o que anunciamos hoje é o movimento estratégico certo para o mercado certo, exatamente no momento certo”, completa o executivo.
Hubertus Troska, membro do conselho de administração da Daimler AG, responsável pela Grande China, diz que o objetivo é crescer na China e com a China. “Isso se aplica tanto aos nossos automóveis de passageiros quanto aos nossos negócios de veículos comerciais. O mercado chinês de caminhões está passando por uma transformação, principalmente no mercado de transporte de longo curso. O crescente setor de comércio eletrônico e logística oferece grandes oportunidades”.
“Acreditamos no potencial de crescimento do mercado de caminhões na China e estamos determinados a contribuir para seu desenvolvimento a longo prazo. Hoje não apenas representa um grande marco na estratégia de localização da Daimler, mas também um excelente exemplo de cooperação sino-alemã”, salienta Troska.
Sven Ennerst, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG, responsável por engenharia de produto, aquisições e região da China conta que produzindo localmente caminhões Mercedes-Benz para o crescente segmento de caminhões avançados, a marca apresenta sua plataforma de produtos pesados ao mercado chinês, ajustando-o perfeitamente às necessidades dos clientes chineses.
“Os veículos serão equipados com nossa tecnologia líder de caminhões Daimler. Isso mostra nosso compromisso claro e de longo prazo com o mercado chinês de caminhões. Junto com nosso parceiro Foton, continuaremos trabalhando com determinação e consistência para expandir ainda mais nossa presença na China”.
Gong Yueqiong, CEO da Foton Motor afirmou: “A inauguração da Beijing Foton Daimler Automotive em 2012 marca um passo histórico dado pela Foton e Daimler. O projeto de localização atual de um caminhão de carga pesada Mercedes-Benz é uma evolução e atualização da cooperação da Foton Daimler e o movimento estratégico correto para o desenvolvimento do mercado chinês”.
“Feito sob medida para a China, o caminhão pesado localizado se origina da plataforma global mais recente da Mercedes-Benz e possui a tecnologia mais recente e avançada da Daimler Trucks para caminhões pesados. O projeto ajudará a formar um mix de produtos competitivo e fornecer soluções e opções de produtos mais diversificadas para os clientes chineses”, conta Gong.
O mercado chinês de caminhões pesados teve um volume de 1,1 milhão de unidades em 2019. Para 2020, espera-se que mais da metade dos caminhões vendidos globalmente sejam registrados na China.
A China é uma parte importante da estratégia de plataforma global da Daimler Trucks e, por meio da produção doméstica de caminhões Mercedes-Benz e Auman na China, a empresa aumentará ainda mais o potencial do maior mercado de caminhões do mundo. Olhando para o futuro, espera-se que as vendas na China contribuam cada vez mais para o desenvolvimento global da Daimler Trucks.
Sensação
Vento
Umidade