Banner MB top01
Mercado

Ativa Logística reforça atendimento para crescer no mercado hospitalar

Com os serviços de um operador logístico, clínicas e hospitais ganham eficiência no processo de gestão de medicamentos, insumos e equipamentos médicos

21/09/2020 15h35
Por: Bruno Castilho
1.730

Referência nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar no Brasil, a Ativa Logística reforça o atendimento em um mercado crescente nos últimos anos: o de logística hospitalar, que atua com equipamentos de diagnóstico, terapia e apoio médico-hospitalar, além de materiais descartáveis e implantáveis.

Com os serviços de um operador logístico, clínicas e hospitais ganham eficiência no processo de gestão de medicamentos, insumos e equipamentos médicos, aumentando a segurança e reduzindo custo. Dessa forma também podem concentrar suas atividades na saúde.

“A operação logística desse segmento necessita, além da especialização na operação, atendimento a legislação e a responsabilidade de trabalharmos com vidas, pois rupturas nessa cadeia podem gerar danos irreversíveis à saúde”, explica Adriano Campos, diretor comercial da Ativa Logística.

No segmento hospitalar, a Ativa Logística realiza a armazenagem e o transporte de equipamentos para as clínicas, laboratórios e hospitais, além de próteses mamárias, reagentes, peças de máquinas para exames médicos, máscaras, reguladores de válvulas, cateteres e agulhas, entre outros.

Campos lembra que os principais desafios no setor são a adequação do armazém para atender às especificações e demandas dos clientes e órgãos públicos, alta qualidade na gestão de estoques, manuseio, packing adequados e armazém condizente às exigências da Anvisa, além de entregas cada vez menores em quantidades e mais frequentes. “Cumprimos com todas as exigências da Anvisa e temos mão de obra qualificada para as empresas desse setor. Assim, estamos prontos para ampliarmos o atendimento nesse mercado”, diz Campos.

O mercado hospitalar realmente é grande. Segundo levantamento de 2019 da Federação Brasileira de Hospitais, há no país 6,7 mil hospitais, a maioria privados. Em janeiro do ano passado, havia 4.267 hospitais privados no Brasil, especialmente no Sudeste (41,4%), com destaque para São Paulo e Minas Gerais, regiões onde a Ativa Logística mantém sua matriz e outras 11 das 18 filiais da companhia.

Para atender a tudo isso, entre 2018 e 2019 a companhia investiu mais de R$ 50 milhões para promover melhorias em sua infraestrutura, renovação de frota, tecnologia, contratação e capacitação de profissionais e ampliação de unidades estratégicas.

Dos investimentos efetuados pela Ativa Logística no último ano, o novo Centro de Distribuição no Condomínio CBSK, em Itapevi, na Grande São Paulo, foi o de maior expressão.

Com uma estrutura de última geração na construção de armazéns e adequada às operações logísticas, com soluções sustentáveis para gerar economias de energia e consumo de água e a primeira do setor de condomínio industrial e logístico no Brasil a usar a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), a área do novo empreendimento, inaugurado no dia 4 de dezembro, possibilita ampliar a capacidade de armazenagem e movimentação em 50%.

A mudança de CD exigiu investimento de mais de R$ 10 milhões, boa parte dele na construção e adequação de uma área de temperatura controlada para atender em especial a indústria farmacêutica e também a hospitalar. Ainda ocorreram aportes em sistema de CRM para ter uma visão 360 das operações e em softwares de gestão de transporte (TMS) e armazém (WMS).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários