Banner MB top01
Lançamento

Novo DAF XF chega ao mercado mais tecnológico e até 14% mais econômico

Caminhão vem equipado com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito

18/08/2020 17h23Atualizado há 1 mês
Por: Bruno Castilho
2.198

A DAF está apostando alto no Brasil e apresentou a nova linha XF em coletiva online para a imprensa especializada. O caminhão registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, resultado de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil, e com o suporte do centro tecnológico da companhia na Holanda (sede da montadora). Foram quatro anos de desenvolvimento e testes, que resultaram em um modelo que eleva o patamar do segmento de extrapesados no Brasil.

O XF vem equipado com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).

O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo motor permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível. O modelo, que chega no mês de setembro ao mercado, segue nas configurações de tração 6x4, 6x2 e 4x2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil.

A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista, de acordo com a montadora.

Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao controle preditivo de cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.

“Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

Conforme o executivo, o freio motor Paccar MX ficou ainda mais potente, com 490cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

“O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, completa o diretor de desenvolvimento de produto.

“Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, independentemente do atual cenário, a empresa seguiu todos os seus planos e finalizou o aporte em seu principal lançamento no país, o novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

De acordo com Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, a marca vem se preparando para este lançamento há muito tempo. “Fomos estrategicamente fortalecendo a nossa operação, para que pudéssemos trabalhar o novo XF com todas as ferramentas e estrutura necessárias, a fim de seguirmos a nossa trajetória de crescimento no Brasil. Estamos agora em um novo patamar no mercado, mas sem perder as características que nos consagraram no segmento de pesados: qualidade, robustez e relacionamento”, afirma. Reportagem completa na edição de setembro da Revista Caminhões!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários