Grande compra

Lenarge Transportes adquire 200 unidades do FH para renovação e ampliação da frota

Caminhões da Volvo, que somam 95% da frota de 760 veículos da empresa, irão transportar granéis sólidos, foco da operação da transportadora

22/07/2020 14h34Atualizado há 4 anos
Por:

Um dos maiores transportadores brasileiros em seu segmento, a Lenarge Transportes e Serviços, com sede em Sabará, Minas Gerais, acaba de adquirir 200 unidades do Volvo FH. A empresa está renovando e ampliando sua frota, que agora soma 760 veículos, 95% deles da marca sueca.

Os novos caminhões serão utilizados no transporte de granéis sólidos, o foco da operação da transportadora, que concentra seus negócios nos segmentos de mineração, siderurgia, cimento e celulose. Os veículos serão entregues até dezembro. 

Com uma cultura interna voltada para a segurança, qualidade, treinamento de motoristas e respeito ao meio ambiente, a Lenarge é atualmente uma referência nesse setor, ocupando uma posição de destaque entre os embarcadores. Atendendo toda a logística dos clientes, sua frota roda em curtas, médias e longas distâncias, levando os produtos das minas e das fontes de abastecimento até os terminais portuários, de onde são exportados para os principais mercados mundiais.

A qualidade do trabalho da Lenarge contribuiu fortemente para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus. Depois de paralisar parte de seus caminhões e experimentar uma queda de 10% nas receitas nos primeiros 30 dias da pandemia, a transportadora voltou com toda carga após o período crítico inicial e já dá sinais de recuperação e até de retomada do crescimento.

De janeiro a junho deste ano, seus caminhões já transportaram 4,3 milhões de toneladas, volume ligeiramente superior aos 4,15 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. No primeiro semestre, a frota rodou 25 milhões de quilômetros, a mesma distância percorrida até junho do exercício passado.

“Estamos otimistas. Devemos superar os números de 2019, com uma evolução de 10%”, prevê Márcio Afonso de Moraes, diretor-presidente da Lenarge, estimando para 2020 mais de nove milhões de toneladas transportadas e 50 milhões de quilômetros a serem percorridos.

Em relação à compra dos caminhões com a montadora sueca, Moraes diz que a empresa tem excelente relação com a Volvo. “É uma parceria de 20 anos, desde que compramos nosso primeiro FH”, declara. Ele lembra que a escolha pela marca se deve também a alguns dos principais atributos do caminhão: robustez, confiabilidade e baixo consumo de combustível.

“O transporte de granéis sólidos é um negócio altamente profissionalizado, muito competitivo e de margens apertadas. Para crescer nesta área, é preciso ter custos reduzidos, alta produtividade, eficiência administrativa e um controle rígido operacional. Contar com um caminhão confiável e de alta performance como o FH é uma parte muito importante dessa equação”, explica o executivo da Lenarge. Ele destaca ainda que usa o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, conseguindo até 8% de economia de combustível.

“A Lenarge é um tradicional cliente da Volvo e sempre foi extremamente profissional e exigente. Por isso ficamos muito felizes com a consolidação dessa parceria e com a escolha do caminhão FH, o campeão de vendas dos últimos anos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.

“A tecnologia dos nossos caminhões e serviços, além da assistência de nossa rede de concessionárias, têm contribuído para melhorar de forma significativa os resultados dos nossos clientes”, complementa Cavalcanti.

Expansão

Com um sólido posicionamento no mercado, a Lenarge tem boas razões para crer na recuperação e até no aumento dos volumes: as grandes empresas de mineração, siderurgia, cimento e celulose que formam sua carteira de clientes estão na fatia da economia beneficiada pelo cenário cambial de fortalecimento do dólar. Com a valorização da moeda americana e o aumento do preço de algumas comodities, a produção das fábricas brasileiras, que inicialmente havia caído, já se recupera e dá sinais de expansão.

O quadro favorável está estimulando a Lenarge a investir, tanto na renovação e na ampliação da frota, como na contratação de mais motoristas. “Estamos com vagas abertas”, anuncia Moraes, comentando que pelo menos metade dos 200 novos caminhões precisarão de condutores. “Temos uma política de investimentos contínuos. Nossos veículos são regularmente substituídos para mantermos alta disponibilidade e grande produtividade e reduzirmos os custos com manutenção”, diz.

Outro investimento da Lenarge é na manutenção. Todos os 200 novos FHs têm o plano de manutenção Ouro da Volvo, o mais completo, cobrindo todas as manutenções preventivas e corretivas. A empresa só precisa se preocupar com a troca de pneus, o motorista e o combustível. O transportador tem ainda serviço do Voar (Volvo Atendimento Rápido) 24 horas por dia e atendimento preferencial na rede de concessionárias da marca. “Optando por Planos de Manutenção Ouro, a Lenarge consegue garantir a performance máxima do caminhão e maior rentabilidade no negócio”, ressalta Alcides Cavalcanti.

A aquisição dos 200 caminhões foi financiada pela Volvo Financial Services, responsável pelo oferecimento de soluções financeiras para caminhões e todas as áreas de negócios do Grupo Volvo no país.

A Lenarge

Sediada em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Lenarge Transportes e Serviços completou 20 anos. Seus 1.130 funcionários, 850 deles motoristas, atuam na matriz e nos pontos de apoio e escritórios comerciais da transportadora estrategicamente distribuídos no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A empresa atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás, mas tem também operações no Nordeste do Brasil. Moraes divide a gestão da empresa com os irmãos Magno e Marley.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários