O Grupo Volvo revelou o primeiro veículo do mundo feito de aço livre de fósseis da SSAB Durante o evento de colaboração de aço verde, foi anunciado que mais veículos seguirão em 2022 no que será uma série de veículos-conceito e componentes usando aço livre de fósseis da SSAB.
A máquina, um transportador de carga para uso em mineração e pedreiras, foi revelada em um evento de colaboração em aço verde em Gotemburgo, apresentado por Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
Durante a estreia, que foi transmitida online, os participantes puderam ver a primeira máquina do mundo feita de aço livre de fósseis. Além disso, foram compartilhados insights sobre outra colaboração inovadora em aço sustentável. O comissário da UE para o mercado interno, Thierry Breton, e o ministro sueco de empresa e inovação, Ibrahim Baylan, juntaram-se ao evento com Martin Lindqvist, CEO da SSAB e outros palestrantes.
“Esta iniciativa com a SSAB define a referência para um futuro livre de fósseis. Assim como as nações do mundo se reúnem na COP26 para tratar das mudanças climáticas, as organizações e as indústrias também devem trabalhar em colaboração para desenvolver novas soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases de efeito estufa. O Grupo Volvo está comprometido com parcerias pioneiras como esta com a SSAB para desenvolver novos veículos e máquinas atraentes, seguros e eficientes que abram o caminho para um sistema de transporte e infraestrutura mais sustentável adotado para o futuro ”, disse Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo .
Com o compromisso de ser neutro para o clima e alcançar emissões líquidas de gases de efeito estufa na cadeia de valor zero até 2040, o Grupo Volvo está no caminho para o desenvolvimento de soluções de transporte e infraestrutura sustentáveis do futuro. Junto com a eletrificação de seus veículos e máquinas, a Volvo está determinada a reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de suprimentos e esta última inovação é um passo adiante neste caminho.
“Ter o primeiro veículo real do mundo feito com aço livre de fósseis da SSAB é um verdadeiro marco. Nossa colaboração com o Grupo Volvo mostra que a transição verde é possível e traz resultados ”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. “Juntos, continuaremos reduzindo o impacto climático até o cliente final, garantindo que nossos clientes recebam aço de alta qualidade. Esperamos continuar a trabalhar com o Grupo Volvo em pesquisa e desenvolvimento para produzir mais produtos de aço livres de fósseis ”.
A mudança em direção ao aço verde é um passo importante para o Grupo Volvo, bem como para as indústrias de transporte e infraestrutura como um todo, principalmente considerando que cerca de 70% do peso de um caminhão vem de aço e ferro fundido, com números iguais para máquinas Volvo superior. Esta primeira máquina-conceito, produzida nas instalações da Volvo CE em Braås, é apenas o começo, com a produção em série em menor escala planejada para 2022 e a produção em massa definida para seguir.
Sensação
Vento
Umidade