FUTURO CHEGOU

Sprinter é transformada em base operacional para pousos e decolagens de drones

Parceria entre a montadora e a startup Speedbird Aero revoluciona a entrega de mercadorias. Sprinter Furgão transformada traz agilidade na logística operada por drones

14/09/2021 09h36
Por: Romulo Felippe

 

A Mercedes-Benz Vans lançou, em março de 2021, a parceria com a Speedbird Aero, primeira empresa certificada a desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados para realizar o transporte e entrega de mercadorias. Agora no mês de setembro, com a transformação de uma Sprinter Furgão Street 314 em centro operacional e toda a infraestrutura para realizar pousos e decolagens de drones, a Speedbird Aero inicia uma outra etapa da parceria, consolidando esse projeto logístico inédito no mercado brasileiro.

 

“A parceria com a Speedbird Aero evidenciou ainda mais a versatilidade da Sprinter em atender a todas as demandas dos clientes. É com muita satisfação que concretizamos mais um projeto inovador da marca que visa oferecer uma experiência de entrega totalmente tecnológica aos consumidores” afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

 

O Furgão Sprinter 314 de 3,5 toneladas de PBT, 3.665 mm de entre eixos e capacidade volumétrica de 10,5 m3 comporta a central de operações que conta com dois monitores de 30 polegadas, uma bancada de trabalho, duas poltronas, um frigobar, armários, entre outros equipamentos necessários para a operação dos drones. Além disso, foi instalado o “droneport”, estrutura retrátil de alumínio de 2x2m sobre a Sprinter para pouso das aeronaves. Outro diferencial deste veículo é que pode ser conduzido por qualquer integrante da equipe com categoria B por se tratar da versão Street e é possível transportar até cinco pessoas com segurança dentro da Sprinter e levar dois drones.

 

 “Com a Sprinter, ganhamos muito mais eficiência em nossa operação diária de entregas de mercadorias via drones, principalmente na montagem e recolhimento dos equipamentos”, ressalta Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero. Ele comenta ainda que se vê muito entusiasmado com a parceria, uma vez que os valores da startup se alinham perfeitamente aos da Mercedes-Benz como inovação, segurança e excelência nas entregas.

 

Desde o início do projeto, além da consultoria técnica para a transformação do veículo e empréstimo de uma Van de passageiros 17+1, a marca oferece todo o suporte à Speedbird Aero. Isso inclui apoio para realização dos projetos pilotos com laboratórios, indústrias de cosméticos e de delivery de comida, visando garantir a operação das entregas dos produtos com segurança. A startup conta também com a ampla rede de concessionários Mercedes-Benz com mais de 170 pontos distribuídos por todo o Brasil.

 

Sobre a Speedbird Aero

A empresa foi fundada por dois brasileiros, Manoel Coelho e Samuel Salomão, que trabalhavam em uma empresa de telemedicina no Arizona, Estados Unidos, onde perceberam que apesar da população ter acesso aos médicos por meio de uma tela, os remédios necessários para o tratamento não chegavam. Em 2019, a Speedbird Aero surgiu da necessidade de transportar medicamentos e outros produtos de maneira mais ágil para facilitar e até salvar a vida das pessoas. Reconhecida como a primeira do país a possuir o drone de carga com rotas aprovadas pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, e operação via 4G com vídeo e parâmetros de voo em tempo real, a empresa sediada na cidade de Franca, estado de São Paulo, com 25 colaboradores e parcerias com grandes empresas de vários setores, segue com o desenvolvimento e operação dos sistemas aéreos não tripulados, agora na segunda geração para aprimorar ainda mais os serviços de entrega de mercadorias.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários