Banner Librelatto top
Novo Volvo Master
Banner MBB top Site
Frotista

Inteligência artificial traz mais segurança e eficiência na Ademir

Na transportadora, caminhões com tecnologias como câmeras, gravadores veiculares e solução de identificação de fadiga estão em uso em cerca de 300 ‘brutos’

24/06/2021 11h35Atualizado há 1 mês
Por:
3.604

A frota de caminhões da empresa Ademir Transportes ficou mais segura e eficiente graças ao uso da inteligência artificial e tecnologias. Produtos como DVRs veiculares e câmeras de segurança e uma solução que identifica fadiga e distração de motoristas já estão sendo utilizados em cerca de 300 caminhões da frota da transportadora.

As tecnologias, da Intelbras, já proporcionaram resultados muito positivos: ficou mais fácil analisar recursos de multas, o número de acidentes com veículos da frota foi reduzido, houve economia de combustível, motoristas melhoraram a conduta no tráfego, além do que situações de risco à saúde dos motoristas puderam ser identificadas com mais facilidade.

“Atender às exigências do setor de transporte de combustíveis e oferecer serviços com qualidade superior atualizados com as técnicas mais modernas de gerenciamento de transportes são atitudes fundamentais na Ademir Transportes. Logo, aliar as soluções tecnológicas de última geração aos nossos serviços faz todo o sentido; ela (Intelbras) foi à única empresa que nos ofereceu uma proposta unificada que atende as nossas necessidades”, explica Ademir Silva, CEO da Ademir Transportes.

A Ademir Transportes tem sede em Araçatuba (SP) e filiais nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. A parceria com a Intelbras iniciou em agosto de 2019 num projeto-piloto com DVRs veiculares instalados em 22 caminhões.

Os resultados foram tão positivos que os produtos já estão sendo usados em cerca de 300 caminhões da frota.  “Com os recursos disponíveis na solução DVR aumentamos o nível de segurança dos trabalhadores e o da frota”, afirma Leandro Santos,coordenador de tecnologia embarcada da Ademir Transportes.

“As soluções veiculares da Intelbras foram desenvolvidas para garantir uma gestão inteligente das frotas, algo muito importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ficamos muito satisfeitos em comprovar que nossas soluções estão otimizando e tornando o serviço prestado pela Ademir Transportes mais seguro”, complementa Rafael Duarte, gerente do segmento de gerenciamento de imagens da Intelbras.

A Ademir Transportes está utilizando em sua frota tecnologias de 294 DVRs veiculares e aproximadamente 1170 câmeras de segurança, além das 294 soluções iFleetSmart G2, que, com recursos de inteligência artificial como os sensores inteligentes, detectam sinais de fadiga, troca de faixa sem que o condutor acione a seta, ausência de motorista, riscos iminentes de acidente e até mesmo comportamentos inadequados na direção, como falta de atenção, uso de celular ou de cigarro e cinto de segurança solto.

Todas as informações são enviadas em tempo real a um servidor que, em caso de anormalidades, emite alertas à central de monitoramento e ao motorista.

Câmera com inteligência artificial embarcada, própria para detecção de comportamentos do motorista, que compõe a solução iFleetSmart G2.

“As soluções que foram instaladas em cerca de 300 veículos da frota têm inteligência artificial, e o cliente tem acesso a relatórios personalizados em tempo real, bem como a análises importantes que ajudam a cuidar do motorista, detectando, por exemplo, fadiga ou cochilo momentâneo, troca de pista e direção em alta velocidade, e emitem um alerta para a central e para o motorista sempre que esses eventos ocorrem. Com essas informações relevantes, o cliente tem um panorama completo do risco operacional e pode agir imediatamente”, explica Bruno Valerim, analista de produtos da Intelbras.

A iFleet Smart G2 também auxiliou os executivos da Ademir Transportes a identificarem situações relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus motoristas.

“A solução de fadiga detectou, por exemplo, que um de nossos motoristas estava piscando e fechando muito os olhos durante suas viagens. Quando conversamos a respeito, ele se surpreendeu, pois não havia percebido o ocorrido. O colaborador passou por uma bateria de exames e foi diagnosticado um problema de coração. Graças à solução, pudemos contornar a situação de forma rápida e eficiente; nosso motorista já está realizando o tratamento adequado”, explica Santos.

Além disso, o equipamento também já reconheceu casos de apneia e de outras doenças em motoristas da empresa.

O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real a situação em que se encontram veículos, passageiros (se houver) e motoristas, desde a saída de um local até o retorno a ele.

Por isso, o produto tem sido uma saída utilizada por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos, acidentes de trânsito, bem como para acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista quando está dirigindo a trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e das estradas que estão em sua rota.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários