Banner MB top01
Lançamento

Scania lança caminhão vocacional 10x4 para a mineração e construção pesada

O G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 toneladas)

11/09/2020 11h04Atualizado há 2 semanas
Por: Bruno Castilho
1.988

A Scania apresenta ao mercado seu novo veículo de configuração 10x4, o único da indústria nacional. O G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 t), com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores, custo total de operação (TCO) muito mais competitivo, além de maior versatilidade na atividade. Isso se traduz em aumento de produtividade. Todos os componentes, por exemplo, trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% da montadora sueca.

Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10x4 foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo).

O caminhão chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6x4 e 8x4 (um dos mais vendidos da marca). O G 540 10x4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8x4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade.

Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para 69 toneladas. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 toneladas de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções off-road da Scania no Brasil.

“Ainda em comparação aos 8x4 competidores, o Scania 10x4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga”, completa Fabrício.

Para tracionar o caminhão sob a cabine se encontra uma motorização com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O propulsor da Nova Geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação a gama anterior.

O caminhão está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição (passando a ficar na frente do bogie traseiro). Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.

Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem.

O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo off-Rroad, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior.

O sistema de frenagem auxiliar tem o consagrado freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível.

Com potência de 4.100 Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente,em descidas íngremes e muito acidentadas.

Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 toneladas.

O Heavy Tipper 10x4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas horas.

“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.

“A linha vocacional off-road XT estreou com a Nova Geração, em 2018. Seu amplo portfólio é sucesso absoluto na redução do custo operacional do cliente. Chegou a hora de lançar o produto de maior capacidade de carga do mercado e que traz a melhor solução na comparação com a linha amarela”, informa Silvio.

Segundo o diretor de vendas, apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável, aquecido e propiciando grandes negócios para a Scania. “Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada. Agosto foi o melhor para nós numa mensuração dos 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos”, finaliza.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários