Banner MB top01
Montadora

Montadora tcheca Tatra fará no Brasil caminhões para operações off-road

Serão investidos R$ 102 milhões para construir uma fábrica em Ponta Grossa, onde a DAF já produz seus caminhões

09/09/2020 16h50Atualizado há 3 meses
Por: Bruno Castilho
2.045

Já algum tempo com a intenção de construir uma fábrica para a produção de caminhões no Brasil, a Tatra Trucks, da República Tcheca, assinou com o governo do estado do Paraná protocolo de adesão para tornar viável seu investimento de R$ 102 milhões na futura instalação. O local escolhido foi Ponta Grossa, onde a DAF já produz seus caminhões.

O plano da empresa é começar a montar, ainda em CKD, caminhões fora-de-estrada 6x6 e 8x8, destinados à mineração, à produção florestal e ao setor sucroalcooleiro em fevereiro do ano que vem. O programa envolve, também, o desenvolvimento de veículos pesados para defesa e militares.

A TatraBras, subsidiária da marca do leste europeu, abastecerá demandas do Brasil, de outros países sul-americanos e da África. O prédio, de seis mil m², já está em construção às margens da BR-376, na Rodovia do Café.

Em uma segunda etapa estão previstos novos investimentos para adquirir peças e componentes de fornecedores brasileiros. Na Europa o CGS Aerospace, grupo controlador da Tatra Trucks, mantém parceria com o Grupo Paccar, da DAF, o que pode fazer peças serem compartilhadas. A fábrica terá capacidade para produzir 225 caminhões por ano a partir de 2022, chegando a oitocentas unidades/ano depois de 2025.

Um dos principais diferenciais da Tatra é a tecnologia exclusiva de mobilidade dos chassis e eixos, com tração integral, seja 6×6 ou 8×8 no caso dos caminhões, ou até mais eixos em casos de chassis para uso militar.

Isso possibilita que os veículos da marca se adaptem da melhor forma a quaisquer tipos de terreno. Por esse motivo, os veículos da montadora tcheca são utilizados além de fins militares, para mineração, extração de petróleo, extração de madeira, construção civil, entre outros.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários