Banner MB top01
Lançamento

VW apresenta nova linha de caminhões extrapesados, entre eles o Meteor

São os maiores caminhões Volkswagen da história. As novidades são o Constellation 33.460 6x4 e o Meteor 29.520 6x4 e 28.460 6x2

01/09/2020 11h56Atualizado há 3 meses
Por: Bruno Castilho
2.201

A Volkswagen apresentou sua nova família de extrapesados em uma coletiva online para a imprensa especializada. São os maiores caminhões VW da história. As novidades são o Constellation 33.460 6x4 e ainda uma nova gama, a Meteor, com os modelos 29.520 6x4 e 28.460 6x2. Todos os ‘brutos’ são equipados com motor de 13 litros que proporciona elevada durabilidade e economia de combustível.

Os lançamentos representam ainda outro marco: são os caminhões mais potentes da linha que ostenta a logomarca VW em toda a sua trajetória, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos de potência. Os gigantes habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à completa gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas, a mais ampla do mercado.

Os extrapesados chegam ao mercado com o objetivo de fazer a marca alemã crescer no segmento que mais se expande no Brasil e são resultado de quatro anos de minucioso desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos, combinando o sucesso da Volkswagen nos caminhões mais vendidos do Brasil às demandas dos clientes no universo 4.0.

O Meteor 28.460 6x2 chega para reforçar o portfólio da empresa no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Segundo a montadora, o motorista encontra uma série de detalhes de estilo dos automóveis do Grupo Volkswagen, com o cuidado de tornar ainda melhor o reconhecido espaço interno dos caminhões, com todo o conforto, padrões e dimensões dos veículos atualmente em linha.

Ele opera com semirreboques de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Muito versátil, pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

Já o Meteor 29.520 6x4 se torna o caminhão mais potente da marca. É equipado com a nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade.

É equipado com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades. Foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com combinações veiculares de carga de sete e nove eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.

Outra novidade, o Constellation 33.460 6x4 vem com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, e a cabine que fez e faz história no mercado É destinado às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto.

Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o modelo foi testado e aprovado em condições reais por mais de dois anos e traz a melhor solução para uma aplicação tipicamente brasileira, sob medida para o agronegócio. Com vocação versátil, o novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista superar as condições mais adversas de rodagem. Ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

“Os extrapesados VW chegam ao mercado com o pé direito, mostrando que estreiam para fazer história após quatro anos de minucioso desenvolvimento, sempre ouvindo nossos clientes, e mais de R$ 1 bilhão investidos, combinando o sucesso da Volkswagen nos caminhões mais vendidos do Brasil às demandas dos clientes no universo 4.0”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Ainda segundo Cortes, todo momento de dificuldade (referindo-se a crise econômica e a pandemia do coronavírus) se torna um momento de oportunidade. “Ao invés de ficarmos parados, trabalhamos e não cortamos investimentos no programa de lançamento e não atrasamos a chegada destes caminhões ao mercado. Assim trazemos a maior novidade de caminhões, talvez do mundo, neste momento”.

Reportagem completa na edição de setembro da Revista Caminhões!

Texto de Romulo Felippe

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários