Resultados

FM Logistic divulga balanço e anuncia expansão das operações brasileiras

Estratégia inclui voltar a atuar com o serviço de transporte e expandir a presença no omnichannel. Inauguração de unidade em Recife também está entre as ações

19/06/2020 08h59Atualizado há 4 anos
Por:

A FM Logistic divulgou seus resultados financeiros para o ano fiscal de 2019-2020, finalizado em 31 de março deste ano. A companhia anuncia que registrou receita de 1,43 bilhão de euros, aumento de 8,7% em relação ao período anterior. O Ebit também apresentou desempenho positivo, totalizando 42,5 milhões de euros, crescimento de 21%.

No Brasil, a nomeação de uma nova liderança local no início de 2019 teve como meta dar um novo direcionamento aos negócios. Mesmo com a economia brasileira crescendo 1,1% no ano passado, a FM Logistic revela que segue seu processo de reorganização na região. A subsidiária cresceu três vezes a taxa do mercado logístico nacional.

Segundo o presidente da FM Logistic do Brasil, Ronaldo Fernandes da Silva, para acelerar a taxa de crescimento a empresa voltará a atuar com o serviço de transporte e expandirá a presença no omnichannel, de logística urbana e co-packing.

“Também planejamos expandir a presença na Região Nordeste, com a abertura de uma unidade no Recife. Seguimos nosso projeto de transformação digital, sempre atentos ao gerenciamento da cadeia logística dos clientes, mas, acima de tudo, oferecendo qualificação profissional aos nossos colaboradores”, diz.

De acordo com o CEO da FM Logistic, Jean-Christophe Machet, o crescimento no Ebit confirma o impacto positivo do plano estratégico denominado Focus. “O incremento da receita foi inteiramente orgânico, suportado pela ampla atuação do time de vendas e oferta de novos serviços, principalmente no omnichannel e na logística urbana”, diz.

Para ele, o surto de Covid-19 teve um impacto limitado no exercício anterior. No entanto, o início do novo ano fiscal se configurou em um período mais desafiador. Em abril e maio de 2020, a FM Logistic apresentou uma queda geral de 9% na receita em comparação ao mesmo período do ano passado, acompanhada de um aumento significativo nos custos operacionais relacionados às medidas de prevenção ao coronavírus.

As receitas foram distribuídas entre as regiões, com a França representando 38% e os outros países 62%. Os negócios no mercado francês cresceram 7,7%, para 550 milhões de euros. Na Europa Central e Oriental, o aumento variou de 8% a 16%.

A FM Logistic informa que aposta, ainda, em mercados emergentes, e abriu armazéns multiclientes e centros de distribuição na Índia e no Vietnã para atender à demanda de longo prazo por serviços da cadeia de suprimentos.

A companhia salienta que também manteve a dinâmica comercial em 2019-2020 ao assinar novos contratos no valor de mais de 150 milhões de euros. O crescimento das vendas foi especialmente forte nos setores de beleza e e-commerce, principalmente na França, Espanha, Índia e Rússia.

O aumento da receita foi apoiado pela operação de novos serviços que atendem às tendências dos consumidores, como o incremento do comércio eletrônico. A empresa introduziu soluções voltadas à cadeia de suprimentos para fabricantes que atuam nos setores varejista e supermercadista, bem como no atendimento direto dos consumidores por meio de marketplaces.

A receita da área de transporte ultrapassou 500 milhões de euros (36% do total) e se beneficiou da expansão das operações de carga fracionada e logística urbana. O serviço Citylogin, que combina entregas last mile para pequenos centros urbanos na Europa, agora atende cerca de 30 cidades.

Em 2019-2020, a FM Logistic adotou ainda medidas adicionais para contribuir com uma cadeia logística mais sustentável, o que inclui um programa de segurança do trabalho em todos os 14 países em que atua, envolvendo investimentos em tecnologia, inovação, qualificação dos colaboradores e o impacto ambiental e social de suas operações. Esses esforços levaram a empresa a receber a classificação EcoVadis Gold, colocando-a entre as companhias que são reconhecidas pela atuação na área de Responsabilidade Social Corporativa (RSE).

A companhia destaca ainda que continuou automatizando seus processos, tanto nos armazéns quanto nos escritórios, e veículos automaticamente guiados e braços robóticos foram colocados em operação.

Com relação aos profissionais, a FM Logistic investiu em treinamentos para desenvolvimento de habilidades, principalmente, nas operações, encerrando o período com 27,5 mil colaboradores.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários