Nova 01
LOGÍSTICA

Mulheres assumem direção dos brutos elétricos da Volkswagen na Lots Group

Operações logísticas utilizaM veículos VW e-Delivery, caminhões 100% elétricos e com zero emissões de poluentes locais

27/06/2024 08h20Atualizado há 3 semanas
Por: Romulo Felippe

Com foco nas gerações futuras e no incentivo à diversidade, Volkswagen Caminhões e Ônibus e LOTS Group firmam parceria para a realização de operações logísticas utilizando veículos VW e-Delivery, caminhões 100% elétricos e com zero emissões de poluentes locais. Os veículos serão guiados por mulheres participantes do Elas no Volante, programa que busca impulsionar a igualdade de gênero dentro do setor de transportes. Os caminhões realizarão cerca de 23 viagens diárias e, em comparação ao antecessor a diesel, poderão reduzir em mais de 90% as emissões equivalentes, considerando a baixa pegada de carbono da matriz de energia elétrica brasileira.

 “Acreditamos que a eficiência logística não se trata apenas de agilizar processos, mas sim de agregar valor ao negócio como um todo. Esta parceria representa um passo crucial na jornada de sustentabilidade e ESG para um futuro descarbonizado e inclusivo. A utilização de caminhões elétricos contribui significativamente para o meio ambiente e se soma ao protagonismo feminino incentivado pelo projeto, que juntos fomentam valores importantes de nossas diretrizes. Tecnologia, diversidade e inovação são ferramentas poderosas para construir um futuro melhor”, Alvaro Kubo, supervisor de Logística na Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O e-Delivery 14 toneladas, modelo escolhido para a operação, é equipado com motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm, além de suspensão traseira pneumática de série. O caminhão oferece ainda um alto nível de eficiência energética. Os três packs de bateria de última geração permitem que o veículo tenha até 110km de autonomia, com um consumo de energia significativamente menor do que o consumo de diesel de um caminhão equivalente. Somadas às características mencionadas, o baixo custo de manutenção, segurança e manobrabilidade o tornam a escolha ideal para a proposta.

Stephanie Amaral, head de business development LATAM da LOTS Group, celebra a parceria e comenta sobre o início da eletrificação das operações da transportadora. “Por ser a nossa primeira operação no mundo com veículos elétricos, será um grande aprendizado, uma nova experiência para todos, e acredito que o trabalho em equipe somado ao conhecimento logístico e tecnologias em gestão operacional da LOTS vão contribuir muito para o sucesso dessa parceria."

Em um setor tradicionalmente masculino, um time composto apenas por mulheres altamente qualificadas e treinadas será responsável pela rota interna. Joana Cláudia Carneiroé motorista há mais de 10 anos e será a primeira mulher da LOTS a dirigir o e-Delivery neste novo projeto. “Além de ser uma excelente oportunidade profissional, estar na primeira operação de veículos elétricos da empresa e integrar um quadro formado apenas por mulheres é muito simbólico. É uma missão de responsabilidade representar a força e determinação feminina ao volante”, conta a motorista da LOTS.

A rota programada acontece entre o centro logístico e linha de produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus, instalações localizadas no centro de desenvolvimento mundial da montadora, em Resende (RJ). Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, a empresa produz mais de 250 variações de caminhões e ônibus e é considerada uma das linhas de montagem mais diversas do mundo na indústria automotiva, demandando dinamismo e fluidez constante em seus processos.

Dando continuidade às ações ESG da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a empresa também investe em economia circular para otimização de sua frota interna. Caminhões de testes que originalmente seriam destinados ao descarte passam a assumir rotas na logística interna. Além disso, estudos validam a substituição de veículos de maior porte por unidades do Delivery Express em algumas aplicações, otimizando o espaço de carga e reduzindo os custos, além de garantir mais agilidade à operação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários