MERCADO AQUECIDO

Financiamento de caminhões cresceu 22%, segundo pesquisa

Na comparação com o mesmo período do ano passado, aumento no número de financiamentos de veículos gerais foi de 16,4%

13/11/2023 10h06Atualizado há 5 meses
Por: Romulo Felippe

As vendas financiadas de veículos em outubro somaram 534 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 6,6% em relação a setembro e de 16,4% na comparação com o mesmo período de 2022.  

No segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% ante setembro. Comparado com outubro do ano passado, o crescimento foi de 14,2%. O  financiamento de veículos pesados cresceu 18% na comparação com setembro e 22,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por fim, o número de financiamentos de motos em outubro foi 5,1% maior do que em setembro e 22,4% maior do que em outubro de 2022.    

“No mês de outubro, registramos números positivos na comparação com o mês anterior e também contra o mesmo mês do ano passado. Houve crescimento em todas as categorias, com destaque para os veículos pesados. A média por dia útil permanece elevada, com 25,4 mil financiamentos de veículos. De forma geral, o aumento na comparação com 2022 tem sido constante durante os meses”, diz Gustavo de Oliveira Ferro, Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.  

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4,8 milhões de unidades. O número representa alta de 8,2% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 370 mil unidades a mais.   A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários