PORTUÁRIO

Costa Cruzeiros escolhe caminhões movidos a BioGNL

O uso de caminhões movidos a biocombustível para transportar suprimentos da Itália até Kiel, na Alemanha, para o navio Costa Firenze reduzirá as emissões de CO2 em quase 90%

17/05/2023 14h36Atualizado há 9 meses
Por: Romulo Felippe

 

A Costa Cruzeiros anuncia a assinatura de um acordo com a empresa italiana LC3 Trasporti para utilizar caminhões movidos a BioGNL (biometano liquefeito, equivalente ao GNL - Gás Natural Liquefeito) no transporte de suprimentos aos seus navios.

 

A colaboração entre as duas empresas italianas começa oficialmente na sexta-feira, dia 19 de maio, quando o navio Costa Firenze faz escala pela primeira vez no porto de Kiel, na Alemanha, de onde realizará embarques semanais até meados de setembro para cruzeiros de sete dias aos fiordes noruegueses.

 

O fornecimento de suprimentos ao navio, como alimentos, bebidas e itens técnicos, será transportado dos armazéns da Costa Cruzeiros em Gênova (Itália) para Kiel usando caminhões LC3 Trasport movidos a BioGNL, o biometano liquefeito obtido por meio do refino de resíduos da indústria pecuária.

 

A utilização deste combustível alternativo para o transporte rodoviário de mercadorias reduzirá as emissões de CO2 em quase 90% e as emissões de partículas em quase 100%, em comparação com um veículo diesel convencional.

 

“A sustentabilidade é um fator fundamental no modelo de negócio da Costa Cruzeiros. Introduzimos grandes inovações em nossa indústria, como os primeiros navios movidos a GNL, e continuamos comprometidos com a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias, com a ambição de alcançar uma frota Net-Zero até 2050. O nosso compromisso estende-se também a todas as atividades relacionadas com cruzeiros, incluindo a logística necessária para abastecer os nossos navios. A colaboração com a LC3 Trasporti é um passo concreto em direção ao objetivo de construir uma cadeia de suprimentos mais justa e responsável, por meio de projetos ambientais, sociais e de governança compartilhados com os fornecedores. É também um exemplo de como o caminho da transição energética pode proporcionar novas oportunidades.”, disse Marco Diodà, vice-presidente de Compras e Supply Chain da Costa Cruzeiros.

 

Michele Ambrogi, presidente da LC3 Trasporti, acrescenta: “Estamos muito orgulhosos de oferecer a garantia de transporte sustentável para servir uma empresa líder do setor como a Costa Cruzeiros. O compromisso da LC3 em fornecer um serviço de logística pioneiro e de ponta, que visa minimizar o impacto ambiental, é um valor fundamental para a nossa empresa. Este acordo fortalece ainda mais a nossa posição como líder de mercado, graças a um parceiro de prestígio com quem partilhamos valores e ambições.”

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários