SENHOR RECORDE

Daimler atinge 1 milhão de caminhões e ônibus com assistente de frenagem

Um milhão de assistentes de frenagem de emergência Active Brake Assist vendidos: Daimler Truck celebra marco de segurança em caminhões e ônibus

16/05/2023 09h13Atualizado há 9 meses
Por: Romulo Felippe

 

A visão de condução sem acidentes motiva a Daimler Truck para todos os caminhões e ônibus que são desenvolvidos e produzidos no grupo de empresas e vendidos sob as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star , Bharat Benz e Rizon. A empresa estabeleceu como objetivo equipar pelo menos 75% dos veículos entregues em seus principais mercados em 2025 e pelo menos 80% em 2030 com um sistema de segurança que supere os requisitos legais em termos de escopo e desempenho.

 

A grande importância que a Daimler Truck atribui à segurança rodoviária é evidenciada pelo facto de o tema estar firmemente estabelecido na estratégia empresarial sustentável a longo prazo. Dentro do portfólio de marcas da Daimler Truck, a marca Mercedes-Benz representa conquistas tecnológicas pioneiras na área de segurança – os sistemas de segurança relevantes são frequentemente usados primeiro na Mercedes-Benz Trucks e depois são oferecidos sucessivamente em outras marcas de acordo com a plataforma global estratégia de acordo com os requisitos do mercado e as solicitações dos clientes.

 

Somente em 2022, uma variedade de novos sistemas de segurança e assistência estavam disponíveis em outros mercados, marcas e modelos – como Active Sideguard Assist no Freightliner Cascadia e Active Drive Assist 2 nos ônibus Setra ComfortClass e TopClass. O assistente automático de frenagem de emergência, apresentado pela primeira vez em 2006, também tem uma história especial de sucesso. O Active Brake Assist já foi vendido mais de um milhão de vezes em veículos da Daimler Truck.

 

A empresa sempre foi pioneira no setor em termos de sistemas de assistência. Os desenvolvedores da Daimler Truck trabalham há anos para fornecer aos motoristas um suporte cada vez melhor em seu trabalho com sistemas de assistência e, assim, melhorar ainda mais a segurança de todos os usuários da estrada.

 

A pesquisa de acidentes com veículos comerciais da empresa desempenha um papel central no desenvolvimento da Daimler Truck. Desde 1972, com suas análises de acidentes, prepara os fundamentos para a incorporação contínua de novas medidas de otimização nos veículos. E sempre de acordo com o conceito abrangente de Segurança Integral. Os sistemas de segurança passiva e ativa instalados no veículo podem fornecer suporte em quatro fases: primeiro durante a condução, segundo em caso de perigo, terceiro em caso de acidente e quarto após uma colisão.

 

Os caminhões tornaram-se cada vez mais seguros nos últimos anos. De acordo com o Escritório Federal de Estatística da Alemanha, o número de mortes em acidentes envolvendo veículos de carga caiu de 889 para 613 entre 2011 e 2021 – ou seja, quase 30%. No mesmo período, o número de ocupantes de veículos rodoviários mortos por veículos de mercadorias caiu de 174 para 140 – quase 20 por cento.

 

Um desenvolvimento positivo, especialmente em vista do aumento de quase 15% no volume de transporte entre 2011 e 2021, de acordo com o Bundesverband Güterkraftverkehr Logistik und Entsorgung (BGL) e.V. Olhando para o desenvolvimento na Alemanha durante um período de tempo ainda mais longo, pode-se ver que, de acordo com a BGL, o número de pessoas mortas em um acidente de caminhão por bilhão de toneladas por quilômetro rodado caiu de 7,5 para 1,2 entre 1992 e 2021.

 

Isso corresponde a uma diminuição de 84 por cento. Por essa medida, as lesões graves caíram de 52,9 para 11,2 – uma queda de 79%. No entanto, tudo isso não deve esconder o fato de que, no pior dos casos, todo acidente acarreta muito sofrimento humano e altos custos consequentes.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários