EFICIENTE

eEconic, o quadradão elétrico da Mercedes-Benz para a Europa

Como veículo de coleta de lixo, o eEconic pode cobrir quase todas as rotas de coleta de lixo do centro da cidade com apenas uma carga de bateria

15/05/2023 15h12Atualizado há 10 meses
Por: Romulo Felippe

A Mercedes-Benz conseguiu colocar um veículo pré-série do eEconic à prova por vários meses. Após a operação prática bem-sucedida, os primeiros seis de um total de oito veículos eEconic de produção em série foram entregues em um evento conjunto para a imprensa em Frankfurt. A FES é a maior empresa de descarte na região do Reno-Meno.

 

A empresa é propriedade de 51 por cento da cidade de Frankfurt e 49 por cento da Remondis. O eEconic totalmente elétrico celebrou sua estreia no final de maio de 2022 na IFAT, a principal feira comercial do mundo para gerenciamento de água, águas residuais, resíduos e matérias-primas, e entrou em produção em série no segundo semestre de 2022.

 

Joachim Schlereth, Chefe de Vendas e Serviços Caminhões Mercedes-Benz e FUSO Alemanha, afirma que “graças à sua neutralidade local de CO2 e baixas emissões de ruído, o eEconic é ideal para uso municipal com operação frequente de paradas e partidas. Estamos muito satisfeitos com o fato de nosso veículo de coleta de lixo elétrico a bateria agora fazer parte da frota da FES.”

 

“A experiência positiva com o veículo pré-série e uma boa parcela de confiança que surgiu de nosso relacionamento comercial sólido e de longa data nos encorajaram, como uma empresa de gerenciamento de resíduos sustentável, a complementar nossa frota com as versões de série do eEconic. O veículo também se adapta perfeitamente aos nossos requisitos operacionais e ao nosso conceito de carregamento, no qual os veículos recicláveis são abastecidos com eletricidade da usina de conversão de resíduos em energia em seu depósito. Continuaremos a contar com a parceria estratégica com a Daimler Truck”, destaca Dirk Remmert, Diretor Administrativo da FES. 

 

Por muitos anos, o Econic da Mercedes-Benz Trucks tem sido o veículo comprovado de muitos municípios no setor de coleta de lixo. Com o eEconic, a empresa inaugurou uma nova era nesta série. O caminhão de piso rebaixado com um peso bruto admissível de 27 toneladas e o eixo eletrónico com unidade de tração integrada, bem como dois motores elétricos, baseia-se no eActros para o transporte de distribuição de cargas pesadas.

 

As baterias eEconic consistem em três baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. O caminhão elétrico pode cobrir a grande maioria das rotas típicas de coleta de lixo Econic em operação de turno único sem carregamento intermediário. Com um estilo de direção antecipado, a energia elétrica pode até ser recuperada por meio de recuperação. Esta é uma grande vantagem, especialmente na operação stop-and-go para coleta de lixo. O cockpit interativo multimídia instalado como padrão no eEconic fornece continuamente informações sobre o nível de carga das baterias, a autonomia restante e o consumo atual e médio de energia em kWh por 100 quilômetros, entre outras coisas.

 

O caminhão pode ser carregado com até 160 kW: As três baterias do eEconic requerem pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento em uma estação de carregamento rápido DC padrão com corrente de carregamento de 400 A. Várias estações de carregamento da empresa de tecnologia ABB estão disponíveis no depósito da FES para essa finalidade. A eletricidade necessária é produzida no grupo de empresas. Para este fim, resíduos residuais de Frankfurt e dos distritos vizinhos de Hochtaunus

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários