Nova 01
CUIDANDO DA PNEUZADA

Dicas úteis para aumentar a vida útil dos pneus do seu caminhão

Veja as recomendações sobre cuidados com os pneus para quem está nas estradas

18/04/2023 11h23Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

A Goodyear, atuando no Brasil na produção de pneus em sua planta de Americana, em São Paulo, e com uma planta destinada à recapagem para veículos pesados, também no interior paulista, destaca algumas dicas para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a segurança de caminhoneiros e frotistas nas estradas, principalmente em períodos de feriados prolongados que costumam ter um aumento no movimento de veículos nas vias.

 

Na hora de desmontagem e montagem, por exemplo, utilize lubrificante e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus. A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha. Sempre verificar o interior do pneu para certificar-se que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.

 

É importante também utilizar a câmara de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu. Não se deve reutilizar câmaras e protetores, substituindo-os a cada vida do pneu, evitando o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos.

 

Outro ponto vital é a pressão correta com que os pneus devem ser calibrados, determinada pela carga incidente nos mesmos. A pesagem é prática importante para verificação da carga total a qual os pneus estão submetidos em cada posição. Consulte a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus.

 

A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios. Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionadas (amassamentos, trincas, empenamentos, etc) e limpos para maior segurança, evitando danos aos pneus.

 

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo Inmetro e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários