SCANIA EM AÇÃO

Primeiro caminhão guindaste totalmente elétrico para coleta de lixo na Dinamarca

odos os componentes principais do caminhão guindaste – chassi, guindaste e compactador de resíduos – são acionados eletricamente, e o guindaste pode funcionar facilmente por um dia inteiro com uma única carga

30/01/2023 09h39Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

O primeiro Scania 25L totalmente elétrico da Dinamarca com construção combinada de guindaste e compactador para coleta de lixo está agora em uso nas ruas de Copenhague, operado pela empresa global de gerenciamento de resíduos Urbaser. Todos os componentes principais do caminhão guindaste – chassi, guindaste e compactador de resíduos – são acionados eletricamente, e o guindaste pode funcionar facilmente por um dia inteiro com uma única carga.

 

A principal tarefa do caminhão guindaste totalmente elétrico é esvaziar os contêineres de lixo subterrâneos, localizados principalmente nas ruas e praças dos novos distritos da capital de Nordhavn, Sydhavn e Amager. O processo de coleta de lixo dos distritos leva os habitantes a separar seus resíduos em até 10 sacos separados e depois descartá-los em contêineres subterrâneos perto de suas casas.

 

Quando os contêineres precisam ser esvaziados, o motorista usa o guindaste elétrico para levantar os contêineres do poço de concreto em que estão. O contêiner é então balançado sobre o compactador de lixo elétrico do caminhão, após o que o fundo do contêiner é aberto para que o lixo caia no compactador, onde é compactado.

 

Quando o compactador está cheio de resíduos residuais, o motorista o leva a uma usina de incineração, onde é convertido em energia e aquecimento urbano. Os outros resíduos separados, como papel, papelão, metal e plástico, são levados para várias empresas de reciclagem na Grande Copenhague.

 

Os primeiros três meses de operação com o caminhão guindaste Scania totalmente elétrico mostraram que seu total de nove baterias com uma capacidade bruta de 297 kWh tem ampla capacidade para mais de um dia inteiro de condução. Na verdade, geralmente sobra 40% da capacidade da bateria ao final do dia, embora as baterias forneçam energia tanto para a condução do caminhão quanto para o sistema hidráulico da unidade compactadora. O guindaste é um Fassi de 24,5 t/m que funciona com sua própria bateria com tomada de força elétrica e capacidade de bateria de 86 kWh, o que também é suficiente para um dia inteiro de operação.

 

Antes de o caminhão guindaste elétrico entrar em operação, a Scania Denmark, em colaboração com a Urbaser, realizou uma simulação do alcance das rotas nas quais o caminhão será usado. Com caminhões elétricos, é importante adequar a operação à distância diária percorrida, ao funcionamento do guindaste e do compactador, à localização geográfica da infraestrutura de carregamento e à capacidade em relação aos sistemas de bateria do caminhão.

 

Antes da entrega do caminhão guindaste, uma pequena equipe de motoristas da Urbaser foi treinada sobre a melhor forma de dirigir um caminhão elétrico a bateria, o que difere um pouco da condução de um caminhão a diesel tradicional. Entre outras coisas, trata-se de adaptar as acelerações e frenagens à capacidade do motor elétrico de acelerar e coletar parcialmente a energia de frenagem para enviar de volta às baterias, onde é reutilizada para novas acelerações.

 

DADOS TÉCNICOS:

Chassis: Scania 25L B6x2*4, 3 eixos com cabina L dianteira e rebaixada e eixo bogie orientável eletricamente atrás do eixo de tracção. Linha de transmissão com máquina elétrica de ímã permanente com resfriamento por spray de óleo e máx. potência do motor de 295 kW/2.300 Nm em pico de carga e 230 kW/1.300 Nm continuamente. A distância entre eixos de 4.750 mm oferece espaço para 9 baterias de íons de lítio com capacidade de 297 kWh brutos/213 kWh líquidos, a fim de maximizar a vida útil das baterias. Tomada de carregamento do tipo CCS2 para carregamento até 130 kW v. 200 Amp. máx. o tempo de carregamento até a capacidade total da bateria é inferior a 100 min.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários