PÕE NA TOMADA

Daf amplia sua nova fábrica de caminhões elétricos na Holanda

A produção da nova geração DAF XD e XF Electric começará nesta primavera. Esses veículos totalmente elétricos oferecem uma autonomia de mais de 500 quilômetros "livres de emissões"

26/01/2023 07h15Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

A Daf está expandindo suas instalações de produção com uma nova fábrica de montagem de caminhões elétricos em Eindhoven, o que representa um passo importante da Daf na busca por um transporte rodoviário ainda mais limpo. O novíssimo Electric Truck Assembly está situado nas instalações da Daf Trucks em Eindhoven, na Holanda. A construção desta fábrica de caminhões elétricos foi concluída em dezoito meses.

 

Os primeiros caminhões elétricos Daf XD e XF sairão da linha de montagem nesta primavera. A Daf espera que a produção aumente para vários milhares de veículos por ano nos próximos anos, de acordo com a crescente demanda por caminhões totalmente elétricos. A base para cada caminhão elétrico Daf de nova geração é o chamado planador, um chassi sem transmissão, mas com cabine. O planador é fabricado na principal linha de produção de caminhões da Daf. Os rígidos 4x2 e 6x2 e os tratores 4x2 são então completados para caminhões elétricos XD e XF em um processo de oito etapas na linha de produção de montagem de caminhões elétricos.

 

A nova fábrica tem, na verdade, duas linhas de montagem. As baterias são montadas na linha de submontagem enquanto todos os componentes de alta tensão, incluindo baterias e transmissão, são montados no chassi na linha de montagem principal. Verificações minuciosas são realizadas nas estações finais para garantir que o caminhão esteja em perfeitas condições de funcionamento.

 

Como acontece com todos os veículos Daf o XD e o XF Electric são feitos sob medida para atender perfeitamente aos desejos de cada cliente. É por isso que as transmissões elétricas Paccar são modulares. Além da disponibilidade de dois motores Paccar EX (com seis classificações de desempenho diferentes), as baterias também podem ser montadas em diferentes posições no chassi, dependendo dos requisitos do cliente. 

 

O Daf XD e o XF Electric foram lançados na feira IAA em Hanover em setembro de 2022. As transmissões PACCAR totalmente elétricas fornecem potências entre 170 e 350 kW (210 a 480 cv). A Daf também oferece opções de baterias usando uma abordagem modular. A embalagem mais pequena contém duas ‘strings’ que juntas têm uma capacidade de 210 kWh e oferecem uma autonomia de até 200 quilómetros. O maior tem 5 ‘strings’ com uma capacidade de 525 kWh e pode atingir uma autonomia superior a 500 quilómetros. Os caminhões elétricos estão perfeitamente equipados para carregamento rápido e até mesmo a maior bateria pode ser carregada de 0% a 80% em pouco mais de 45 minutos.

 

O novíssimo Daf XD representa uma nova referência no segmento de distribuição, graças aos seus recursos de segurança e eficiência incomparáveis e ao conforto sublime do motorista. Não surpreendentemente, a série Daf XD foi recentemente coroada como "Caminhão Internacional do Ano 2023", seguindo os passos dos Daf XF, XG e XG, que foram nomeados "Caminhão Internacional do Ano 2022". O DNA exclusivo do XD, XF, XG e XG também é um recurso padrão do XD Electric e do XF Electric.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários