DAF
FUTURO CHEGOU

Dachser vai adquirir 50 eActros, o pesado elétrico da Mercedes, em 2024

Com Carta de Intenções, Dachser opta por caminhão elétrico para longas distâncias movido à bateria da Mercedes-Benz Trucks

21/12/2022 07h29Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

 

A prestadora de serviços de logística Dachser planeja adicionar 50 unidades do Mercedes-Benz eActros LongHaul, apresentado no IAA Transportation deste ano, à sua frota europeia. Para isso, a empresa global de Kempten assinou uma Carta de Intenções com a Mercedes-Benz Trucks. A Dachser pretende usar o eActros LongHaul configurado como um veículo de carroceria intercambiável 6x2 com uma altura de armazenamento de 1.120 mm. A Dachser está expandindo significativamente sua frota de veículos elétricos. O caminhão elétrico, com autonomia de cerca de 500 km a partir de uma única carga, deve estar pronto para produção em série até 2024.

 

Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: "A Dachser é um cliente muito valioso para nós no transporte sustentável. A Dachser já era um parceiro de testes comprometido durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para distribuição pesada. Estamos ainda mais satisfeitos porque a empresa de logística agora também planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa, reforçando nossa estratégia quanto a eletrificação."

 

Alexander Tonn, Diretor Operacional de Logística Rodoviária da Dachser, afirma: "Esta Carta de Intenções reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do ambiente. A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossas localizações europeias sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da estratégia de proteção climática de longo prazo da Dachser."

 

A Dachser usa veículos elétricos à bateria, como o FUSO eCanter e o eActros, desde 2018, como parte de seu conceito de entrega urbana sustentável “Dachser Emission-Free Delivery (Entrega Livre de Emissões)”. Em onze cidades europeias, vans e caminhões elétricos à bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO2 como padrão em uma área definida do centro da cidade. Na “última milha”, a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas. O projeto piloto em Stuttgart foi o vencedor do concurso “Sustainable Urban Logistics (Logística Urbana Sustentável)” do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e da Agência Federal do Meio Ambiente em 2018.

 

"Tivemos experiências muito boas em logística urbana com o desempenho de veículos BEV (Battery Electric Vehicles - Veículos Elétricos à Bateria). Portanto, era lógico dar o próximo passo - dirigir em longas distâncias - junto com a Mercedes-Benz Trucks", disse Stefan Hohm, Diretor de Desenvolvimento na Dachser.

 

Os engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade comparados aos de um Actros pesado convencional para longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros rodados em dez anos. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais energia utilizável. As baterias do eActros LongHaul de produção em série podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com uma potência de cerca de um megawatt. Três conjuntos de baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários