DAF
TECNOLOGIA

CNH Industrial apresenta o primeiro protótipo de trator a gás natural liquefeito do mundo

Com a energia do GNL, a New Holland mais do que dobrará a autonomia de seus atuais produtos a metano, ao mesmo tempo em que impulsiona a sustentabilidade geral das atividades agrícolas

14/12/2022 10h26Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

 

A importância da energia está em um pico histórico. Novas e eficientes formas de gerar, usar e armazenar energia são necessárias para resolver esta questão global. A CNH Industrial mantém seus clientes avançando com equipamentos e serviços inteligentes e sustentáveis. Sempre avançando e evoluindo para oferecer soluções à prova do futuro para os agricultores, o investimento de longo prazo em P&D em combustíveis alternativos é parte do que torna a empresa o líder do setor na agricultura.

 

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, há muito tempo defende os combustíveis alternativos como o futuro da agricultura, estabelecendo sua Clean Energy Leader Strategy (Estratégia de Líder em Energia Limpa) em 2006. Desde então, ela acumula uma vasta experiência e conhecimento nessa área, desenvolvendo conceitos, protótipos e, finalmente, o primeiro trator a gás natural comercializado: o New Holland T6 Methane Power.

 

Agora, a marca revela a próxima etapa em sua jornada de Clean Energy (Energia Limpa) com o protótipo de pré-produção do trator T7 Methane Power GNL (Gás Natural Liquefeito).

 

A pegada de carbono de uma fazenda é um fator importante na determinação de sua sustentabilidade. E os agricultores ainda precisam de tratores potentes, que possam trabalhar 24h por dia. O gás natural e, especialmente o biometano, são atualmente as soluções ideais para garantir um maior desempenho da máquina, ao mesmo tempo em que reduz as emissões e os custos operacionais.

 

Com a energia do GNL, a New Holland mais do que dobrará a autonomia de seus atuais produtos a metano, ao mesmo tempo em que impulsiona a sustentabilidade geral das atividades agrícolas. Isto porque o sistema de GNL permite armazenar quatro vezes mais combustível do que no trator T6 Methane Power GNC. O GNL também é um facilitador chave para a expansão da carteira mais ampla de gás natural da CNH Industrial no futuro, particularmente para equipamentos agrícolas maiores e mais pesados, assim como para equipamentos de construção.

 

O protótipo do T7 Methane Power GNL oferece desempenho inigualável para um trator de combustível alternativo. Com seus 270 cv, ele fornece a mesma potência e torque que um trator diesel equivalente, sem a necessidade de tanques extras. Também é mais sustentável, sendo “melhor do que neutro” em carbono quando energizado por Biometano Liquefeito proveniente de estrume/chorume de gado.

 

A CNH Industrial valoriza alianças com parceiros inovadores e disruptivos da indústria para acelerar o tempo de chegada ao mercado de novas tecnologias. Para liderar este último desenvolvimento, a empresa fez uma parceria com a Bennamann, especialista britânica em soluções para capturar e adaptar as emissões fugitivas de metano para uso energético. O trabalho conjunto começou em março de 2021, quando a CNH Industrial adquiriu uma participação minoritária na Bennamann Ltd, criando uma parceria estratégica exclusiva de tecnologia agrícola. Essa cooperação estabeleceu rapidamente benefícios futuros concretos para os clientes e para o meio ambiente.

 

A abordagem multi-patenteada da Bennamann evita que o metano entre na atmosfera (o metano é mais de 80 vezes mais prejudicial ao aquecimento global do que o CO2 quando medido ao longo de 20 anos), convertendo-o finalmente em Metano Fugitivo Liquefeito (MFL) para uso como um biocombustível "melhor que zero em carbono". Esta solução pode reduzir significativamente a pegada de carbono de uma fazenda leiteira média, impedindo a emissão direta de metano de lagoas e tanques de chorume, além de proporcionar uma série de benefícios adicionais. Esses incluem a redução do uso de fertilizantes químicos intensivos em CO2, o deslocamento do uso de combustíveis fósseis em tratores, geração de eletricidade e fornecimento de calor e uma redução na necessidade de disseminação de chorume. A redução de CO2 para uma fazenda de 120 vacas é potencialmente equivalente a cerca de 100 residências ocidentais. 

 

Como funciona: Um sistema de exploração agrícola sustentável e independente de energia experimentado e testado vê o estrume animal coletado ser transferido para uma lagoa ou tanque coberto, onde o metano fugitivo emitido (junto com outros gases poluentes) é capturado, sendo posteriormente purificado e convertido em metano liquefeito usando uma unidade de processamento. Uma unidade de liquefação pode ser simplesmente aparafusada a uma de processamento de GNC existente para maior flexibilidade - ideal para atividades agrícolas que já produzem seu próprio biometano.

 

Os tanques de armazenamento criogênico não-ventilados patenteados da Bennamann mantêm o metano como líquido a -162°C, produzindo uma nova fonte de energia limpa para o trator T7 Methane Power GNL. Além disso, essa tecnologia permite que o GNL seja transportado, semelhante ao diesel, para onde quer que seja necessário, o que significa que outras atividades de agronegócio, que não têm a capacidade de produzir GNL no local, ainda podem se beneficiar de suas vantagens, além de permitir o reabastecimento flexível no campo durante as janelas de operação intensa.

 

Quando este protótipo de trator é integrado no processo de produção de biometano fugitivo líquido da Bennamann na exploração agrícola, é possível que a pegada total de carbono de uma operação seja "melhor que zero". O ambiente ao redor do trator também se beneficia de uma redução significativa nos níveis de ruído de passagem, tornando-o perfeito para tarefas perto de gado ou em áreas urbanas.

 

 

O protótipo de pré-produção do T7 Methane Power GNL é a mais recente demonstração da Breaking New Ground da CNH Industrial, desenvolvendo uma novidade mundial que melhor permitirá aos agricultores serem mais sustentáveis, independentes de energia e produtivos, tudo isso enquanto melhoram seus resultados.

 

Além de sua eficiência energética e suas notáveis credenciais ambientais, esta máquina está equipada com ousadas e funcionais melhorias futuras para conciliar o 'Great Iron' com a 'Great Tech'.

 

A Equipe Interna de Projeto da CNH Industrial apresentou um trator com visual diferenciado, que está à frente de seu tempo, com uma nova cor 'Clean Blue' que acentua os combustíveis alternativos sustentáveis. Os novíssimos recursos exteriores se encaixam no novo estilo de design da marca, que pode ser visto no capô reimaginado com a folha icônica iluminada da New Holland. O exterior é completado por poderosos faróis traseiros em LED com folha de assinatura incorporada, uma folha iluminada na coluna C e rodas pretas brilhantes com detalhes personalizados Clean Blue. A cabine incorpora um teto skydome, de comprimento total, para maior visibilidade e sensação de espaço. O inovador apoio de braço SideWinderTM Ultra, a nova e maior tela tátil IntelliViewTM 12 e a tela central no volante do cubo fixo CentreViewTM tornam o trabalho intuitivo - enquanto os bancos ergonomicamente moldados, revestido em couro e Alcantara, com listras contrastantes e logotipo bordado, parecem esportivos, além de serem confortáveis.

 

O sistema de combustível ativo com temperatura controlada patenteado, desenvolvido para este protótipo de pré-produção, incorpora um tanque criogênico de aço inoxidável, que praticamente ocupa o mesmo espaço de um tanque tradicional de diesel, maximizando o espaço e armazenando efetivamente o GNL dentro de um trator em funcionamento. O sistema tem um espaço de vácuo autossustentável que isola o combustível dentro dele e reduz a espessura do tanque. O reabastecimento é tão fácil quanto o de um trator diesel. Uma vez no campo, o controle ativo da temperatura dos tanques garante que o motor funcione sem problemas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários