DAF
BELA AÇÃO!

Mercedes-Benz doa ônibus escolar para Amigos do Bem

Amigos do Bem utilizarão o veículo para transporte de crianças e jovens entre suas moradias e unidades educacionais da entidade no Povoado Torrões em Alagoas

07/12/2022 07h39Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

 

A Mercedes-Benz do Brasil realizou, no dia 30 de novembro, a entrega de um ônibus escolar doado pela Empresa para a instituição social Amigos do Bem, que há quase três décadas tem transformado vidas no sertão nordestino com projetos nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda, moradia e acesso à água potável, atendendo 150 mil pessoas de 300 povoados de Alagoas, Ceará e Pernambuco regularmente.

 

A entrega do veículo, modelo ORE3 com capacidade para 59 estudantes sentados (incluindo dois assentos para PCDs), ocorreu na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com as presenças de Roberto Zambelli, diretor dos Amigos do Bem; Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina; e Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Essa iniciativa faz parte das ações de Responsabiliadde Social da Mercedes-Benz do Brasil, que seguem os os princípios ESG da Empresa globalmente.

 

A instituição social Amigos do Bem utilizará o ônibus escolar para transporte de crianças e jovens entre suas moradias, a Escola Dirigida e o Centro de Transformação (que funciona no contraturno escolar), unidades da entidade no Povoado Torrões, em São José da Tapera, a 230 km de Maceió, capital de Alagoas.

 

Ao ceder o ônibus escolar, a Mercedes-Benz amplia a parceria com os Amigos do Bem, iniciada em março deste ano com a doação de um caminhão Axor com baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia. Esta Unidade Móvel de Saúde leva atendimento médico a comunidades carentes do sertão nordestino, por meio do projeto #UnindoForças. 

 

“A garantia da educação de qualidade inclui não apenas a melhoria do ensino ofertado e as oportunidades pedagógicas incluídas no currículo, mas a oferta de infraestrutura adequada que contribua para o aprendizado e garanta a permanência estudantil dos alunos atendidos”, destaca Roberto Zambeli, Diretor de Relações Institucionais de Amigos do Bem.

 

De acordo com Alcione Albanesi, presidente e fundadora da instituição social, a doação significa o combate direto à evasão escolar. “Em uma realidade de pobreza extrema e de afastamento dos povoados em que atuamos, a oferta de transporte escolar diário é extremamente necessária, incentiva a assiduidade ao longo do ano letivo e permite às crianças e jovens o acesso às oportunidades de um futuro melhor. Nesse sentido, o ônibus escolar cedido pela Mercedes-Benz ajudará a garantir a estrutura necessária para o transporte de ida e volta dos alunos atendidos pelo projeto de Educação dos Amigos do Bem, beneficiando diretamente parte dos 2.700 alunos matriculados em Alagoas, que poderão, através dessa oportunidade, quebrar o ciclo da miséria e transformar suas próprias vidas”.

 

“Além de doar o veículo, nossa Empresa assumirá as despesas com a manutenção e o seguro do ônibus escolar”, diz Kathrin Pfeffer, madrinha do projeto #UnindoForças. “Já estávamos muito orgulhosos e satisfeitos com as parcerias das Unidades Móveis de Saúde. Agora, estamos ainda mais entusiasmados com o alcance dessa iniciativa chegando à área educacional. Juntas, essas ações asseguram qualidade de vida para populações carentes e isso nos traz grande motivação e força para seguir em frente. Recentemente, visitei essas comunidades e pude vivenciar um pouco da realidade dessas pessoas. É gratificante perceber como essas nossas ações já estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida delas. Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso com a Responsabilidade Social, que segue os princípios ESG da Empresa, de uma maneira muito singular e totalmente transformadora”.

 

“Nosso ônibus escolar irá agregar qualidade, conforto e segurança ao dia a dia do transporte de crianças e jovens atendidos pelos Amigos do Bem, o que contribui para o acesso à educação, abrindo assim horizontes e novas perspectivas de vida para milhares de estudantes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É uma satisfação e uma alegria poder participar dessa parceria”.

 

A Instituição Amigos do Bem nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Ao longo dos quase 30 anos de trajetória, a instituição social transforma vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.

 

Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria na região, tais como saúde, educação, trabalho e renda e moradia. Hoje, 150 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

 

Os Amigos do Bem construíram quatro Centros de Transformação, onde mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades educativas e culturais. Eles têm reforço escolar e atividades extracurriculares, bem como cursos profissionalizantes de culinária, cabeleireiro, informática e manicure. Além disso, já foram oferecidas cerca de 500 bolsas de estudo em instituições de ensino superior, possibilitando a formação profissional e a oportunidade de um futuro diferente para centenas de jovens.

 

Com o objetivo de gerar renda e desenvolver o potencial de cada região, foram construídas Fábricas de Beneficiamento de Castanha e de Doces e Oficinas de Costura e de Artesanato, que geram mais de 1.500 empregos no Sertão. Toda a renda obtida com a venda dos Produtos 100% Solidários é revertida para os projetos educacionais e de transformação de vidas.

 

As quatro Cidades do Bem, localizadas em Pernambuco, Alagoas e Ceará, têm completa infraestrutura. Centenas de famílias deixaram as casas de taipa e condições de miséria para viver em casas de alvenaria com conforto e dignidade. Com a construção de 123 cisternas e 60 poços artesianos, milhares de pessoas, que chegavam a andar quilômetros em busca de água, não passam mais sede. Mais de 1,2 bilhão de litros de água são distribuídos por ano nessas regiões.

 

Voluntários da área da saúde viajam todos os meses para o sertão para realizar atendimentos médicos e odontológicos em seus Centros de Saúde, além de visitarem os povoados mais afastados para acompanhar de perto as famílias cadastradas na Instituição. Por ano, são realizados mais de 187 mil atendimentos, com a distribuição gratuita de medicamentos e óculos de grau a quem precisa.

 

Concentrados na cidade de São Paulo, 10.600 voluntários representam um dos maiores grupos sociais ativos do País. Eles participam de 142 equipes de trabalho com diferentes atividades, como arrecadações e distribuições mensais de alimentos, triagem de doações, restauração de brinquedos e acompanhamento dos diversos projetos no sertão.

 

Mais informações sobre Amigos do Bem: www.amigosdobem.org.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários