VIAGEM NO TEMPO

Conforto do ônibus O 302 da Mercedes-Benz fez história na Copa do Mundo de 74

Há 48 anos, todos os 16 times participantes da Copa foram transportados por monoblocos O 302 da Mercedes-Benz pintados com suas respectivas cores nacionais

29/11/2022 06h44Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

O Museu da Mercedes-Benz de Stuttgart, na Alemanha, apresenta uma série chamada “Close Up”, em que cada episódio conta uma história surpreendente, empolgante e de bastidores, nas quais são focados os detalhes de algum veículo em exposição. Em clima de Copa do Mundo, o foco desta vez está no ônibus monobloco O 302 da marca que foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol de 1974 na Alemanha.

 

O modelo O 302 para aplicações rodoviárias se destaca na galeria de celebridades do Museu. O design chamativo com o logotipo “WM 74” (Copa do Mundo de 74), a inscrição “BR Deutschland” (República Federal da Alemanha) e a pintura nas cores nacionais preto, vermelho e amarelo dão uma indicação do seu uso anterior. Este foi o ônibus do time da Alemanha Ocidental durante a 10ª Copa, há 48 anos. Os jogos ocorreram de 13 de junho a 7 de julho de 1974 na Alemanha Ocidental. Dezesseis nações participaram daquela edição e cada uma delas tinha o modelo O 302 à sua disposição para todas as viagens, com o nome e cores de seus países. Em cima do teto, bandeiras dos respectivos times esvoaçavam ao vento.

 

O tecido que cobre os bancos se destaca pelas cores vermelho-laranja. Em cada poltrona há uma capa no descanso de cabeça e os equipamentos incluem cinzeiro em cada banco, banheiro de bordo e uma torneira para cerveja gelada. Sim, os tempos eram outros e fumar ainda era socialmente aceitável, mesmo para os atletas de ponta.

 

Em seu banco com suspensão, o motorista virava o grande volante de direção preto e olhava para fora por meio de um amplo para-brisa panorâmico. E no banco vizinho deste modelo em exposição, provavelmente o assento era do técnico do time, Helmut Schön, ou talvez do treinador auxiliar Jupp Derwall, ou até mesmo do capitão Franz Beckenbauer. O que se sabe é que cada jogador tinha seu próprio banco.

 

No que se refere ao design, o logotipo da Copa do Mundo de 1974 na parte externa do ônibus representa uma bola de futebol estilizada. Os mascotes da seleção da Alemanha Ocidental, Tip e Tap (dois meninos sorridentes com bochechas vermelhas), estão na traseira do veículo. Eles foram criados pelo artista gráfico Horst Schäfer de Saarbrücken.

 

Por três semanas e meia, os jogadores das seleções viajaram para os locais dos jogos nos monoblocos O 302. Depois da Copa do Mundo, marcada pelo bicampeonato da Alemanha, os veículos das 16 seleções passaram a ser utilizados em operações de viagens normais, porém sem o design especial da parte externa. Com isso, alguns traços deles desapareceram, inclusive aquele veículo O 302 que foi usado pelos jogadores da seleção da Alemanha Ocidental. Assim, o ônibus exposto no Museu da Mercedes-Benz é uma réplica fiel – e um dos itens mais populares em exposição ali.

 

O monobloco O 302 foi desenvolvido em 1965 e com ele, a Mercedes-Benz atendia aos requisitos de velocidade, conforto de suspensão e facilidade de condução, além de apresentar pela primeira vez, como equipamento especial, o ar condicionado. Sucesso nas vendas, a Mercedes-Benz produziu mais de 32.000 veículos deste modelo até 1976.

 

Em relação às configurações do veículo, a suspensão pneumática se tornou item de série a partir de 1971 e o ônibus foi disponibilizado com quatro opções de motores diesel de seis cilindros, aspiração natural e com a potência variando de 93 kW a 176 kW (126 cv a 240 cv). A geração seguinte, o modelo O 303, entrou em produção em 1974, elevando o nível de conforto de viagem para os passageiros.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários