banner mb
iveco group
DAF
ALPES

Mercedes eActros de 40 toneladas cruza a passagem de Arlberg no Tirol

O trator Mercedes-Benz eActros 300 concluiu com sucesso os testes nas montanhas tirolesas

31/10/2022 09h14Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe

 

Como parte de uma série de testes, o eActros 300 como unidade de trator, que estreou recentemente no IAA Transportation 2022 em Hanover, cruzou com sucesso o Arlberg Pass na Áustria. Para este teste, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks carregaram totalmente o semirreboque até 40 toneladas. Os testes no Tirol cobriram uma distância total de 111 quilômetros, incluindo Bludenz, Stuben, St. Anton e Lech, às vezes a uma altitude de mais de 1.800 metros.

 

Os especialistas da Mercedes-Benz Trucks submeteram o trator e o reboque a testes para validar o seu desempenho e durabilidade. Um foco especial foi colocado na recuperação de energia por meio da recuperação, que pode ser usada extensivamente na topografia alpina do Tirol. Durante a recuperação, a energia adquirida durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e então disponibilizada para a unidade de acionamento. Desta forma, o trator elétrico conseguiu recuperar um total de cerca de 180 kWh de energia. No final da turnê exigente, cerca de 40% da energia ainda estava disponível.

 

Stina Fagerman, Chefe de Vendas, Marketing e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, avalia que "a versão de trator do eActros 300 expande as opções de aplicação do eActros para transporte de distribuição pesada. Os testes intensivos na Áustria mostraram que nosso caminhão elétrico pode cumprir suas tarefas de maneira confiável, mesmo em uma topografia particularmente desafiadora com subidas e descidas extremas.”

 

No total, o semirreboque elétrico subiu 2.300 metros de altitude durante o teste – a inclinação máxima foi de 13%. No caminho para a área de testes, as baterias do caminhão só eram carregadas em postos públicos. O lançamento da produção em série do trator semirreboque eActros 300 está previsto para o segundo semestre de 2023.

 

No passado, o eActros para transporte de distribuição pesada, que está saindo da linha de montagem na fábrica de Wörth am Rhein desde outubro de 2021, já foi testado. Por exemplo, caminhões elétricos de produção quase em série cruzaram os Alpes no Tirol do Sul, subindo um total de 54.000 metros de altitude durante o teste. Os veículos atingiram o ponto mais alto durante as corridas medidas no Glaciar Kaunertal a 2.750 metros. Em Granada, Espanha, o eActros completou os testes de verão em temperaturas muito altas de até 45°C, enquanto se provou no Círculo Polar Ártico em Rovaniemi, na Finlândia, em neve e gelo com temperaturas geladas de até -25°C.

 

O modelo de trator eActros 300 pode puxar todos os semirreboques europeus padrão, levando em consideração o comprimento total máximo permitido. O trator semirreboque elétrico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade de bateria instalada de 112 kWh[1], permitem um alcance de até 220 km[2] com uma única carga de bateria. O coração tecnológico do caminhão elétrico é a unidade de acionamento, um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma caixa de câmbio de duas velocidades.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários