PÕE NA TOMADA!

MB eletrifica o segmento de construção com o eActros LongHaul no canteiro de obras

Brutos equipados com tomada de força elétrica para semi-reboques, como basculantes, adequados para aplicações em obras orientadas para a estrada

24/10/2022 09h13Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

 

A Mercedes-Benz Trucks continua a impulsionar a eletrificação do transporte a toda velocidade. O fabricante apresentou, ontem, vários caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações em canteiros de obras. A Mercedes-Benz Trucks mostrou o protótipo conceitual do eActros LongHaul, que foi apresentado pela primeira vez no IAA Transportation em setembro, com tomada de força elétrica para semirreboques como basculantes.

 

Isso torna o caminhão elétrico adequado para entregas em canteiros de obras e pode substituir as soluções anteriores de acionamento a diesel, tanto em termos de transporte quanto de tomada de força. A Mercedes-Benz Trucks já equipa há vários meses o eActros, lançado em série em 2021, para distribuição pesada com a tomada de força elétrica adequada. Em conjunto com os parceiros, a Mercedes-Benz Trucks apresenta também pela primeira vez um protótipo elétrico a bateria do Arocs como camião betoneira, caracterizado pela sua distância ao solo e mobilidade todo-o-terreno.

 

Vinte por cento dos caminhões da Mercedes-Benz vendidos na Europa estão no segmento de canteiros de obras, que é o segundo segmento de mercado mais importante para o fabricante depois do transporte de longa distância. Portanto, desempenha um papel especial na eletrificação do transporte de caminhões. Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30.

 

Segundo Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, "a Mercedes trabalha em um portfólio totalmente neutro em CO2 - incluindo o exigente segmento de construção. Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e construtores de carroçarias são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas.”

 

Em cooperação com o fabricante de basculantes de Munique MEILLER, a Mercedes-Benz Trucks desenvolveu uma tomada de força elétrica para vários tipos de reboques. Isso torna possível eletrificar eficientemente equipamentos de trabalho hidráulico para uso em canteiros de obras, como semirreboques basculantes ou reboques de piso. O sistema, desenvolvido para o eActros LongHaul e apresentado como protótipo na bauma, tem uma potência contínua de 58 kW. Na produção em série, a tomada de força elétrica está planejada para gerar significativamente mais energia. O torque do protótipo é de 300 Nm.

 

“Veículos de canteiro de obras, como betoneiras, estão entre as aplicações que mais consomem energia – tanto devido aos materiais transportados quanto à operação das carrocerias. Muito CO2 pode ser economizado pela eletrificação completa. Ao mesmo tempo, os veículos elétricos de baixo ruído podem contribuir significativamente para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas. A pressão social e política sobre nossos clientes é significativa. Queremos ser seu parceiro confiável para a transformação", diz Stina Fagerman, Diretora de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

 

A tomada de força elétrica converte a corrente contínua das baterias do eActros LongHaul em corrente alternada por meio de um inversor conectado à parte traseira da cabine do motorista. Um motor elétrico adicional aciona a bomba, que fornece energia hidráulica para operar o trailer. Vantagens desta solução em comparação com o acionamento a diesel anterior: CO2 localmente neutro e ruído bastante reduzido, especialmente relevante para uso em cidades e áreas residenciais.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários