DESCARBONIZANDO

Iveco realiza entrega de 17 caminhões movidos a gás para a Unidas

A empresa será a primeira do país a ter na frota os caminhões IVECO movidos a gás, natural ou biometano, impulsionados pelo motor Cursor 13, de 460 cv de potência

21/10/2022 09h10Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe
Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO; Marluz Cariani, diretor Comercial de Pesados da Unidas e Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina. Crédito: Bruno Gonzaga
Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO; Marluz Cariani, diretor Comercial de Pesados da Unidas e Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina. Crédito: Bruno Gonzaga

 

A descarbonização do transporte nacional ganha cada vez mais força no segmento. Na última terça (18), a Iveco entregou as primeiras 17 unidades, de um total de 20, do Hi-Way NG 6X2 600S46T para a Unidas, uma das maiores empresas de locação de frotas do país. Recentemente, a Unidas unificou suas operações com a Ouro Verde, que levou para a marca todo o seu time e expertise em locação e terceirização de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. A empresa será a primeira do país a ter na frota os caminhões IVECO movidos a gás, natural ou biometano, impulsionados pelo motor Cursor 13, de 460 cv de potência, da FPT Industrial. A cerimônia de entrega dos veículos aconteceu na planta da montadora, em Sete Lagoas (MG), e contou com a participação de executivos das duas marcas.

 

Até chegar ao modelo para comercialização, o Hi-Way, que faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, demandou 70 mil horas de desenvolvimento. O resultado final foi um produto com a melhor relação potência/consumo do segmento com autonomia de até 500 quilômetros.

 

“É muito satisfatório ver na prática o resultado de um produto que foi desenvolvido com foco nas peculiaridades do transporte no Brasil. O Hi-Way NG é um marco para Iveco no segmento dos veículos movidos a combustíveis alternativos no país”, declara Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.

 

Durante o período de testes em grandes transportadores parceiros da Unidas, os caminhões serão monitorados pela montadora para garantir a satisfação total dos clientes com a performance dos veículos em diferentes operações do transporte de cargas.

 

“Para nós, a jornada ESG não é apenas uma meta, mas um compromisso que assumimos com toda a sociedade. Por meio de iniciativas como essa parceria com a Iveco, nosso grande objetivo é gerar valor para toda cadeia e transformar o segmento da mobilidade. Acreditamos que, atuando juntos para avançarmos na evolução e modernização das frotas, estamos trabalhando como protagonistas em um modelo sustentável de longo prazo”, afirma Cláudio Zattar, CEO da Unidas.

 

O Hi-Way NG 6X2 600S46T é o primeiro veículo do programa Brasil Natural Power e abre o caminho para a expansão na gama de produtos da Iveco, movidos com combustíveis alternativos, no país. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa recebeu um aporte de R$60 milhões.

 

“Apostamos no gás, natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário. O gás é uma base importante e já consolidada, mas, em um futuro próximo, a diversificação de propulsões alternativas será muito explorada também pelo Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos”, diz Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.

 

IVECO Hi-Way NP 600S46T 6x2

Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;

Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;

Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);

Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;

Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários