iveco group
DAF
banner mb
ACELERAMOS!

Novos Volvo VM com motor euro 6 gera até 10% de economia do diesel

Outra grande novidade dos novos VMs é a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração

04/10/2022 16h56Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

Romulo Felippe, enviado a Curitiba

 

Chegando para atender a nova regulamentação de emissões Euro 6/Proconve P8 em 2023, os novos caminhões Volvo VM são os mais completos e avançados desde que essa linha foi lançada no Brasil em 2003. Todas as versões estão equipadas com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e os caminhões receberam a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do FH.

 

“São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

 

As novidades começam com o novo Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior. É uma tecnologia supermoderna, que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

 

São muitas as vantagens da nova motorização, a começar pela melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.

 

Outra grande novidade dos novos VMs é a nova versão da renomada transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. A caixa recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. Com uma inteligência ainda maior e módulos eletrônicos novos e com processamento super-rápido, as inovações repercutem em maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. A calibração da nova I-Shift foi desenvolvida pela engenharia brasileira, adequando-a para as condições locais de operação. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários