banner mb
DAF
iveco group
NOVIDADE

Elétrico da Scania com 64 toneladas já ganha as estradas da Suécia

Para acelerar o desenvolvimento do transporte pesado eletrificado e livre de emissões, a Scania, Foria e Ragn-Sells iniciaram uma colaboração entre os setores.

03/10/2022 07h24Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe

 

Um novo caminhão elétrico de bateria pesada começou a operar nas estradas na região de Mälardalen, na Suécia. O caminhão elétrico é um dos primeiros de seu tipo e pode lidar com cargas de até 64 toneladas. Foi a Scania, a empresa de serviços de transporte e máquinas Foria, e a empresa de reciclagem e meio ambiente Rang-Sells que tornaram isso possível. O caminhão elétrico faz parte do projeto REEL.

 

“Nosso novo caminhão elétrico fará parte de uma solução de transporte que possibilita um sistema circular. Agora, a Foria pode transportar cinzas volantes da usina termelétrica de Mälardalen para as novas instalações da Ragn-Sells, onde sais valiosos podem ser reciclados e reutilizados, sem emissões do caminhão”, diz Fredrik Allard, chefe de soluções de energia da Scania.

 

Para acelerar o desenvolvimento do transporte pesado eletrificado e livre de emissões, a Scania, Foria e Ragn-Sells iniciaram uma colaboração entre os setores. A Scania entregou o caminhão elétrico a bateria que pode transportar cargas de até 64 toneladas. A Foria é responsável pelas operações do caminhão, onde transportará cinzas volantes da usina termelétrica da região de Mälardalen para serem recicladas na nova instalação da Ragn-Sells Ash2Salt em Högbytorp, a noroeste de Estocolmo.

 

O caminhão elétrico a bateria já opera nas estradas para transportar cinzas volantes da usina termelétrica em Mälardalen para Högbytorp para armazenamento até que a nova instalação esteja em funcionamento. Hoje, existem várias soluções para transporte eletrificado, mas a maioria delas são para distâncias mais curtas e com caminhões não tão pesados.

 

“Este caminhão elétrico é um grande passo e vital para Foria se quisermos mudar para a eletricidade e dessa forma mudar um fluxo que é construído em torno de fósseis. A colaboração com a Scania e a Ragn-Sells nos permite aprender e avaliar futuros investimentos em tecnologias livres de fósseis”, diz Tove Winiger, gerente de sustentabilidade da Foria.

 

Assim que a nova instalação for inaugurada, o caminhão elétrico funcionará em dois turnos para diminuir a quantidade de transportes que operam com combustível fóssil. Para evitar paradas desnecessárias e dispendiosas, o caminhão será carregado rapidamente ao carregar e descarregar. Nas instalações da Ragn-Sells em Högbytorp, a empresa de tecnologia ABB entregou dois carregadores altamente eficientes com capacidade de 160 kW. A intenção é que a mesma oportunidade de carregamento seja disponibilizada na usina termelétrica onde as cinzas volantes são coletadas, posteriormente.

 

“O que fazemos com cinzas volantes é um dos maiores investimentos que foram feitos na reciclagem circular de materiais na Suécia. Estamos felizes que a colaboração com a Scania e a Foria permita o transporte eletrificado de cinzas volantes sem fóssil de e para nossas instalações”, diz Erik Wastesson, gerente de projeto da Ragn-Sells.

 

Essa colaboração faz parte da Regional Electrified Logistics (REEL), uma iniciativa em que as principais empresas e organizações suecas aceleram a transição para transportes eletrificados livres de emissões em nossas estradas. A iniciativa é liderada pela CLOSER, a plataforma sueca de eficiência no transporte, que conta com o apoio do programa Fordonstrategisk forskning och Innovation (FFI) para abrir caminho para a transição para o transporte elétrico de carga no mercado sueco. Leia mais aqui.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários