DAF
scanner01
EACTROS CHEGANDO

Pesado elétrico da Mercedes será testado na prática pela Amazon em 2023

A Amazon e a Rhenus testarão o eActros LongHaul em operações do mundo real já em 2023. As duas empresas assinaram uma carta de intenções com a Mercedes-Benz Trucks

15/09/2022 11h10Atualizado há 1 semana
Por: Romulo Felippe

 

A Mercedes-Benz Trucks começará os testes no mundo real de seu caminhão de longa distância elétrico a bateria em um estágio inicial. A Amazon e a Rhenus testarão o eActros LongHaul em operações rodoviárias já em 2023. As duas empresas assinaram uma carta de intenções com a Mercedes-Benz Trucks. O provedor de serviços de logística Rhenus usará o e-truck em muitas áreas de negócios diferentes para poder ganhar o máximo de experiência possível. Para tal o veículo será testado, entre outras aplicações, no transporte de contentores marítimos e com reboque de lona quanto à sua funcionalidade e adequação para utilização nas operações diárias. Os primeiros protótipos do caminhão elétrico já estão passando por testes intensivos. O eActros LongHaul também será testado em vias públicas este ano. A produção em série está prevista para 2024.

 

O eActros LongHaul terá um alcance de cerca de 500 quilômetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregamento de alto desempenho - o chamado carregamento de megawatt. Um "protótipo conceito" do eActros LongHaul será o destaque da Mercedes-Benz Trucks no IAA Transportation deste ano em setembro em Hanover.

 

Michael Scheib, chefe de gerenciamento de produtos da Mercedes-Benz Trucks, revela: "Como em todos os nossos caminhões elétricos, contaremos com os primeiros testes práticos com clientes para nossos eActros LongHaul. Ao fazer isso, nossos engenheiros poderão incorporar o valioso conhecimento adquirido com operações do mundo real - especialmente no que diz respeito ao carregamento de alto desempenho - diretamente no desenvolvimento do veículo de produção em série. Estamos muito satisfeitos com as parcerias planejadas com a Amazon e a Rhenus."

 

Já Andreas Marschner, vice-presidente da Amazon Transportation Services, pontua que “a Amazon se comprometeu a se tornar neutra em carbono em toda a empresa até 2040, ou seja, zero líquido. O transporte é um elemento central nesta jornada. Devido às atuais limitações de alcance das baterias, a recarga é um desafio importante que precisamos enfrentar. Construir soluções de carregamento de alta potência é uma abordagem promissora e estamos entusiasmados em testá-la com nossos parceiros.”

 

A Amazon e a Rhenus planejam testar o eActros LongHaul como parte do projeto de teste "High performance loading for long-haul trucking" (HoLa), sob os auspícios da VDA. O objetivo da HoLa é o desenvolvimento, operação e suporte científico de uma infraestrutura de carregamento de alto desempenho para transporte de longa distância alimentado por bateria. Além da Daimler Truck, outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto. As estações de carregamento CCS serão inicialmente instaladas em vários locais ao longo da A2 entre Berlim e a Renânia do Norte-Vestfália. À medida que o projeto avança, os locais selecionados devem ser equipados com estações de carregamento que permitem o sistema de carregamento de megawatts (MCS). A Daimler Truck está amplamente envolvida no desenvolvimento do novo padrão de carregamento MCS como membro ativo da CharIN - a associação global para a padronização da infraestrutura de carregamento. 

 

Sascha Hähnke, diretor administrativo da Rhenus Transport: "É claro que o chamado carregamento de depósito constitui a base para o uso de veículos comerciais elétricos a bateria. No futuro e, acima de tudo, em distâncias mais longas, teremos que usar todas as alternativas de carregamento. Obviamente, isso inclui carregamento de alto desempenho na estrada e, idealmente, durante os períodos de descanso legais. Esta é a única maneira de obter um caminhão ideal capacidade de utilização."

 

Os pontos de carregamento HoLa devem ser instalados em vários locais ao longo da A2. Estes estão localizados diretamente na autoestrada e em centros logísticos. Dessa forma, o sistema pode ser testado em condições do mundo real e a experiência autêntica do usuário pode ser adquirida. Um dos focos dos testes é o carregamento rápido de caminhões elétricos: os veículos elétricos a bateria devem poder ser carregados em alta potência dentro do tempo de pausa legal de 45 minutos.

  

Uma equipe da Mercedes-Benz Trucks especializada em testes de clientes acompanhará os clientes durante todo o período do projeto. Os motoristas de caminhões elétricos receberão instruções detalhadas sobre como usar o veículo e o sistema de carregamento. O feedback dos motoristas será coletado na forma de entrevistas e questionários regulares para serem consolidados e avaliados para o desenvolvimento posterior dos protótipos e da tecnologia de carregamento. Instrumentos de medição também são instalados nos e-trucks, que coletam dados durante a condução e os transmitem para a avaliação da Mercedes-Benz Trucks. Os dados selecionados serão então disponibilizados às instituições de pesquisa envolvidas.

 

As baterias usadas no eActros LongHaul empregam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e mais usabilidade

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários