DAF
scanner01
CRESCIMENTO

Eletrificação das frotas de cargas refrigeradas está acelerado

Thermo King investe US$ 100 milhões até 2025 no desenvolvimento de um produto elétrico em cada segmento da cadeia do frio

11/08/2022 11h12Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe

 

Reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) é uma necessidade real e quem demorou a perceber isso terá de se apressar, pois o futuro está muito perto e a eletrificação é um dos caminhos mais acessados para quem quer chegar na próxima década em dia com a sustentabilidade. A Thermo King investe alto no desenvolvimento de soluções totalmente elétricas para cargas de temperatura controlada e o mercado de frotas de veículos de cargas refrigeradas também.

 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o mercado de eletrificados - veículos 100% a bateria e híbridos - cresceu 47% no primeiro semestre de 2022 ante o mesmo período de 2021, mantendo a curva de crescimento exponencial, característica dos últimos dois anos. O futuro é muito promissor para a eletrificação, mas ainda há gerentes e proprietários de frotas com dúvidas sobre como iniciar o investimento rumo à eletrificação.

 

A energia elétrica como fonte renovável alternativa ao uso de combustíveis fósseis tem sido cada vez mais explorada, em especial pelo transporte, visando à descarbonização. No portfólio da Thermo King já é possível encontrar unidades totalmente elétricas, que oferecem maior tempo de atividade do veículo, otimização da fonte de energia e controle aprimorado de temperatura.

 

Marcel Souza, Gerente de Produtos da Thermo King América Latina, explica que, preocupada com as questões de sustentabilidade, o grupo Trane Technologies estabeleceu o Desafio Gigaton, que prevê a redução de emissão de um bilhão de toneladas de CO² da operação de todos os seus clientes até 2030, o que será possível, em grande parte, com o uso desses produtos eletrificados. Ele lembra que, paralelamente, a empresa está investindo US 100 milhões até 2025 no desafio interno de desenvolver um produto elétrico novo em cada segmento da cadeia do frio: “O time de engenharia está totalmente voltado em desenvolver novas soluções para estarmos alinhados com a inovação e com a sustentabilidade”.

 

Um dos pilares da transição para a eletrificação das frotas de transporte refrigerado, explica Marcel, é ter do cliente a perfeita compreensão do seu próprio negócio e da logística envolvida para poder estabelecer metas, prioridades e poder afinar os equipamentos, de maneira que a tecnologia TK possibilite oferecer a melhor performance possível em cada etapa do transporte.

 

Marcel diz que essa transição para a eletrificação completa pode não ser tão simples ainda, mas o movimento se desenha com agilidade. “Estabelecer a melhor conexão possível entre o chassi (do caminhão) e o produto Thermo King será fundamental no processo de eletrificação. Essa é a chave para os melhores resultados no processo de eletrificação da frota.”, garante o especialista.

 

Para Felipe Pinto, gerente de Contas e Projetos da Thermo King, os desafios da eletrificação ficam por conta da falta da infraestrutura, que ainda é pequena para a demanda que certamente virá, especialmente em um território com uma malha rodoviária tão extensa. “A maior parte das frotas de nossos clientes se concentra na área da distribuição. Os veículos de carga refrigerada energizados precisam de pontos de carregamento e ajustes do frete. Muitos postos não têm infraestrutura para o carregamento elétrico durante o pernoite e isso é um desafio”, explica.

 

O aumento da demanda por veículos elétricos é bastante visível, segundo o gerente, e diversas empresas assumiram compromisso de conversão total de frota ou de parte da frota para veículos elétricos até 2030 ou 2040, como parte das metas de ESG, o que promete ampliar ainda mais o mercado e a necessidade de investimento nesse modelo de infraestrutura.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários