scanner01
EACTROS

MB vai apresentar pesado elétrico com autonomia para rodar 500 km

O caminhão elétrico de longa distância eActros LongHaul será o destaque da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation em setembro, em Hannover

01/07/2022 07h21Atualizado há 1 mês
Por: Romulo Felippe
42.398

 

O caminhão elétrico de longa distância eActros LongHaul será o destaque da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation em setembro, em Hannover. A fabricante anunciou o caminhão de 40 toneladas em 2020 e apresenta o “protótipo conceito” exatamente dois anos depois pela primeira vez. O eActros LongHaul a ser exibido na IAA fornece uma prévia do tema de design do veículo de produção em série. 

 

O trator também faz parte da frota de testes eActros LongHaul. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas este ano. No próximo ano, protótipos quase em produção chegarão aos clientes para testes de uso no mundo real. A preparação da série está prevista para 2024. Com uma única carga de bateria, o eActros LongHaul terá um alcance de cerca de 500 quilômetros. O e-truck permitirá o carregamento de alto desempenho – ou o chamado “carregamento de megawatt”.

 

Além do eActros LongHaul, a Mercedes-Benz Trucks apresentará os mais novos caminhões elétricos a bateria na IAA. O eActros para transporte de distribuição pesada está em produção em série na fábrica de Wörth desde outubro de 2021. O eEconic para uso municipal será lançado em julho. A Mercedes-Benz Trucks está perseguindo o objetivo de aumentar a proporção de veículos novos localmente neutros em CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.

 

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “A eletrificação do transporte pesado de longa distância é o próximo marco em nosso caminho para a neutralidade de CO2. O eActros LongHaul é um veículo elétrico a bateria planejado para ser economicamente viável para nossos clientes. Minha equipe e eu estamos ansiosos para apresentar este caminhão inovador aos nossos clientes e ao público em setembro.”

 

Como parte de suas comunicações de pré-lançamento para a IAA, a Mercedes-Benz Trucks publicou as primeiras imagens teaser do protótipo eActros LongHaul e anunciou mais especificações técnicas planejadas para o veículo de produção. As baterias usadas no eActros LongHaul empregam a tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt. 

 

O longo alcance com uma única carga em combinação com o carregamento de megawatts resulta em alcances gerais equivalentes aos caminhões convencionais e, portanto, permite operações em dois turnos. O veículo também é caracterizado por uma transmissão particularmente bem equilibrada para uma experiência de condução muito agradável. Além disso, o eActros LongHaul apresenta inúmeras inovações de segurança do fabricante. O núcleo do conceito Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância com bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia veicular, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços. O eActros LongHaul deve ser a escolha certa para os clientes em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade.

 

Os acionamentos elétricos a bateria têm a maior eficiência entre os acionamentos alternativos. Portanto, o eActros LongHaul oferece um alto nível de eficiência energética com seu acionamento puramente elétrico a bateria. Isso oferece às empresas de transporte vantagens econômicas significativas nos cenários de uso pretendido do eActros LongHaul.

 

A maior parte das aplicações de transporte de longa distância nas práticas operacionais dos transportadores não requer um alcance além dos aproximadamente 500 km que o eActros LongHaul possibilita com uma única carga. Além disso, as restrições legais sobre os tempos de condução dos motoristas de caminhão limitam a necessidade de intervalos maiores, dependendo do caso. Por exemplo, os motoristas de caminhão na UE devem fazer uma pausa mínima de 45 minutos após um máximo de 4,5 horas de condução. Durante este tempo, a energia para a rota restante pode ser recarregada.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários