Um avião transportar um caminhão é algo muito mais comum do que ao contrário. Mas na Alemanha um Airbus A 320 e um caminhão Actros SLT de transporte pesado da Mercedes-Benz inverteram esta ‘lógica’ e a transformaram em uma espetacular operação de transporte pesado que cortou parte do país atraindo multidões por onde passava.
Nenhuma surpresa realmente quando se der uma olhada nas estatísticas envolvidas: 60 m de comprimento, 90 t de peso e 5 m de largura. O Actros SLT com cerca de 630 cv foi encarregado de levar o Airbus A 320 para o sul da Alemanha.
A tarefa de transporte sensacional da fuselagem levou cerca de 11 dias. A empresa de transportes pesados Paule, com sede em Estugarda, carregou o Airbus no seu Actros SLT em Tallinn (Estónia) depois de o avião ter sido danificado durante uma aterrissagem mal sucedida.
Um caminhão-balsa levou o Airbus pelo Mar Báltico até as docas de Lübeck. De lá, a equipe de transporte pesado com um Actros SLT levou três noites para atravessar Hamburgo, Magdeburgo, Nuremberg e Stuttgart antes de seguir para a parte norte da Floresta Negra.
Duas vezes ao longo da rota, o comboio de transporte teve que sair da rodovia para evitar pontes baixas. Além disso, depois de o Actros SLT ter saído da auto-estrada ele foi conduzido numa estrada lateral num determinado ponto, onde o condutor teve até de conduzir a longa combinação para trás, de modo a poder reentrar na auto-estrada na direção oposta. Além disso, um segundo Actros SLT foi também disponibilizado para o frete chegar ao seu destino final. Em uma estrada estreita e íngreme, a dupla de caminhões trouxe o Airbus para sua nova casa nos campos de treinamento do Comando de Forças Especiais da KSK, em Calw. Lá, o avião será utilizado como parte de cenários realistas de treinamento para a proteção de passageiros de companhias aéreas
Sensação
Vento
Umidade