Estes enormes veículos conseguem carregar em uma única viagem até oito vezes mais carga do que um caminhão normal. Mas estes ‘brutos’ também são utilizados em outras áreas, atuando como plataforma de guindaste, entre outros.
Eles também são dotados com diversas tecnologias. Por exemplo, os pneus de alguns apresentam um sistema independente de amortecimento para que o veículo não trema em terrenos acidentados e não perca a carga pelo caminho.Por seu tamanho e força estes caminhões não são fáceis de serem controlados. Por conta disso, é necessário contratar motoristas altamente treinados para guiá-los da maneira correta.
No Brasil poucas empresas têm em sua frota veículos ‘gigantes’. A Vale foi uma que adotou esses monstruosos veículos no passado. Mas por conta da alta do dólar e da falta de pneus, que tinham que ser importados, a estatal foi diminuindo gradativamente o número de ‘gigantes’, e trocando por caminhões convencionai
Vale lembrar que um pneu de um caminhão gigante pode ultrapassar R$ 100 mil e seu valor beira a casa dos R$ 15 milhões. Mas na Europa e América do Norte alguns dos trabalhos mais pesados são feitos por eles.
Sensação
Vento
Umidade