MERCADO

Maio teve melhor desempenho do ano para os emplacamentos

Com três dias úteis a mais do que em abril e com a melhora da entrega de veículos, que estavam à espera de peças, o resultado de maio surpreende e Fenabrav

06/06/2022 11h22Atualizado há 2 anos
Por: Romulo Felippe

 

De acordo com dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, maio registrou o maior volume de emplacamentos de 2022. Com 3 dias úteis a mais do que em abril, as 338.440 unidades licenciadas representam alta de 25,09% na comparação com o mês anterior, sendo superior, também, a maio de 2021 (+6,03%).

 

Com o resultado, a retração, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, caiu para 4,16%, contra uma queda de 7,18% registrada no 1º quadrimestre. Ainda assim, a Fenabrave não irá rever as projeções para o ano, o que será feito, apenas, no encerramento do 1º semestre.

 

“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das Montadoras. Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, analisa Andreta Jr, Presidente da entidade.

 

O grande salto em relação a abril impulsionou os números gerais do Setor, mas, segundo Andreta Jr., os segmentos ainda podem enfrentar volatilidade ao longo do ano. “A demanda tem sido atendida, mas o setor automotivo não venceu, completamente, a crise de abastecimento global. Embora os problemas sejam pontuais, é possível que haja espera, a depender do modelo. Além disso, há o próprio cenário econômico brasileiro que, por conta das eleições presidenciais, pode ter um ambiente mais volátil no segundo semestre”, analisa o Presidente da Fenabrave.

 

Sobre veículos híbridos e elétricos, o resultado vem se consolidando numa curva evolutiva, registrada nos últimos meses. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2022, foram comercializados 16.393 autos e leves eletrificados, contra 10.393 em igual período do ano passado, o que aponta aumento de 57,7% no volume. Em termos de participação de mercado, esses veículos representam 2,4% do total comercializado no segmento, um percentual ainda baixo, mas que já demonstra uma tendência de consumo.

 

No segmento de caminhões, os emplacamentos seguem movimentados por pedidos realizados, em meses anteriores, e que ainda não haviam sido entregues. “Apesar de ainda faltarem peças e componentes, um certo arrefecimento da demanda, para novos pedidos, tem feito com que a espera não exceda muito o período de 30 dias, para alguns modelos. Atualmente, este segmento está operando em um nível estável de oferta e demanda”, diz Andreta Jr.

 

Compondo o segmento de veículos comerciais, o de ônibus foi o que mais sofreu queda durante a pandemia, porém consolidando resultado positivo no acumulado dos cinco primeiros meses de 2022. “O volume ainda é pequeno e bastante dependente dos programas governamentais de transporte público, mas, é importante que os emplacamentos estejam superiores aos registrados em 2021, ainda que não de forma tão significativa”, afirma o Presidente da Fenabrave.

 

Mesmo sendo menos dependente de insumos importados, o segmento de implementos rodoviários tem sido afetado pela crise de logística, que dificulta a obtenção de peças e componentes. “Muito se fala sobre a crise na fabricação de semicondutores e componentes de alta tecnologia, mas o mundo também vive uma crise de logística, que impacta na produção de diversos segmentos econômicos, como implementos”, explica.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários