CORRIDA

Como funciona a sintonia entre um piloto e seu caminhão na Copa Truck

A sintonia de Wellington Cirino (#6), da ASG Motorsport, com seu Mercedes-Benz Actros segue gerando ótimos resultados. Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas

03/05/2022 11h38Atualizado há 2 anos
Por: Romulo Felippe

 

A sintonia de Wellington Cirino (#6), da ASG Motorsport, com seu Mercedes-Benz Actros segue gerando ótimos resultados na Copa Truck 2022. O piloto venceu a segunda prova da 3ª etapa do ano, realizada ontem, 1º de maio, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Com isso, Cirino chega a três vitórias nas seis provas das três etapas já disputadas nesta temporada: 1ª e 2ª etapas em Santa Cruz do Sul (RS) e 3ª etapa em São Paulo.

  

Com o novo êxito de Cirino, a equipe ASG Motorsport chega a quatro vitórias nas seis corridas do ano, a quarta delas com Roberval Andrade na 2ª etapa no Sul. Cirino chegou a 101 pontos na classificação geral, ocupando a segunda posição na tabela, apenas dois pontos em relação ao primeiro colocado. Entre as marcas, a Mercedes-Benz está em segundo lugar, com 189 pontos.

 

As duas provas da 4ª etapa serão realizadas no dia 5 de junho, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). “As primeiras provas do ano mostram que a Copa Truck será efetivamente muito competitiva em 2022. Wellington Cirino, mais uma vez, vem mostrando toda sua experiência e competência nas corridas de caminhão, vencendo três provas em seis e disputando sempre as primeiras posições”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A despeito de alguns incidentes, Roberval Andrade já obteve uma vitória e também está sempre no pelotão da frente. Isso traz confiança e otimismo para a equipe ASG Motorsport no restante da temporada”.

 

Capitaneada por Roberval Andrade (#15), campeão da Copa Truck em 2018, a equipe ASG conta com Wellington Cirino (#6), Jaidson Zini (#25), Glauco Barros (#43) e Daniel Kelemen (#45). Glauco e Daniel disputam a Super Truck, categoria dos iniciantes na competição.

 

“Além do excelente desempenho dos nossos pilotos nas pistas e do trabalho da equipe nos boxes, quero destacar o compromisso da ASG Motorsport de levar para a Copa Truck os princípios ESG de compatibilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança na gestão da equipe e nas ações ligadas à competição”, diz Rodrigo Machado, gestor da equipe. “Estamos mais motivados ainda porque a Mercedes-Benz, nosso parceiro, também utiliza esses conceitos em seu dia a dia. Assim, atuamos juntos para um mundo mais sustentável”.

 

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Wellington Cirino estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e SelecTrucks, além do Consórcio Mercedes-Benz.

 

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

 

Na Copa Truck 2022, a Mercedes-Benz também apoia, individualmente, o piloto Danilo Dirani (#28), da PP Motorsport, por meio do fornecimento de peças.

 

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercedes-Benz Actros é o Safety Truck da Copa Truck. Esse inovador extrapesado da Mercedes-Benz se destaca no Brasil por avançadas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), o de Ponto Cego, o de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. O modelo ainda oferece Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

 

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes. Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários