MUNDO

Grupo investirá 7 bilhões de euros em logística neutra

Deutsche Post DHL visa reduzir as emissões de gases do efeito estufa

23/03/2021 09h57Atualizado há 3 anos
Por: Romulo Felippe

A empresa de logística líder mundial Deutsche Post DHL Group está aumentando o ritmo de sua descarbonização. Para este fim, o Grupo está investindo um total de 7 bilhões de euros (Opex e Capex) nos próximos dez anos em medidas para reduzir suas emissões de CO2. Os fundos serão canalizados, em especial, para combustíveis alternativos para aviação, para a expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e para edifícios neutros do ponto de vista climático. 

Ao longo do caminho rumo à sua meta de emissões zero até 2050, que já está em vigor há 4 anos, a empresa está se comprometendo com novas metas intermediárias ambiciosas. Por exemplo, o Deutsche Post DHL Group compromete-se, como parte da iniciativa Science-based Target - SBTi (meta baseada em ciência), a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa até 2030, em conformidade com o Acordo de Paris. As metas climáticas fazem parte do novo plano de sustentabilidade do Deutsche Post DHL Group, no qual a empresa estabelece suas metas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa na sigla em inglês) para os próximos anos. Além de seu compromisso com o meio ambiente, o Grupo também define metas e medidas claras nas áreas de Responsabilidade Social e Governança. 

O Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal do Deutsche Post DHL Group proporão aos acionistas, na próxima Assembleia Geral Anual, que o sistema de remuneração do Conselho Administrativo seja ainda mais estreitamente alinhado ao desenvolvimento sustentável dos negócios. No futuro, a consecução dos objetivos de ESG será tida em conta no cálculo da remuneração do Conselho Administrativo, um sinal claro de que o compromisso com negócios sustentáveis é uma prioridade máxima no Deutsche Post DHL Group. 

"Como a maior empresa de logística do mundo, é nossa responsabilidade liderar o caminho e levar a indústria de logística a um futuro sustentável. Estamos transformando nosso Grupo, representado pela cor amarela, em uma empresa verde e fazendo uma contribuição importante para o planeta e a sociedade", disse Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL Group. "Estou convencido de que, ao nos concentrarmos ainda mais em nossos objetivos de ESG, continuaremos a ser a primeira escolha dos clientes, dos colaboradores e dos investidores, e, assim, lançaremos as bases para o sucesso econômico de longo prazo". 

O compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da cultura corporativa do Deutsche Post DHL Group. Desde 2008, o Grupo tem metas ambiciosas de sustentabilidade, por exemplo, no que diz respeito à redução de CO2. Em 2017, o Grupo se tornou a primeira empresa de logística do mundo a estabelecer uma meta de redução de suas emissões de gases de efeito estufa para zero até 2050. Para isso, a empresa oferece inúmeras soluções inovadoras para tornar as cadeias de suprimentos mais sustentáveis e ajudar os clientes a atingir seus objetivos ambientais. Com a "Estratégia 2025" introduzida em 2019, a sustentabilidade tornou-se um componente fundamental da estratégia corporativa. 

Frank Appel: "A Covid-19 reforçou mais uma vez as grandes megatendências do nosso tempo: globalização, digitalização, e-commerce e sustentabilidade, os quatro impulsionadores da nossa ‘Estratégia 2025’. Destes temas, a sustentabilidade é o desafio mais premente. Com nosso plano de sustentabilidade, estamos intensificando nossos esforços e promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas". 

Na luta contra as mudanças climáticas, o Deutsche Post DHL Group está comprometido com metas ambiciosas de redução de CO2 como parte da SBTi. O Grupo estima que suas emissões seriam em torno de 46 milhões de toneladas em 2030 sem as medidas do novo plano de sustentabilidade. Em 2020, as emissões foram de 33 milhões de toneladas métricas. Hoje, a empresa está empenhada em reduzir essas emissões anuais de CO2 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, apesar do forte crescimento contínuo esperado nas atividades de logística global. 

Para isso, o Deutsche Post DHL Group investirá cerca de 7 bilhões de euros em soluções logísticas neutras em termos climáticos até 2030. Os gastos decorrentes até 2023 já foram levados em conta no plano de investimentos até 2023 comunicado em 9 de março. Para distâncias curtas e entregas ao consumidor, o Grupo continua a impulsionar a eletrificação de sua frota de veículos. Até 2030, 60% dos veículos de entrega ao consumidor devem ser alimentados eletricamente em nível global. Portanto, mais de 80 mil veículos elétricos estarão na estrada. Em 2020, esse valor era de 18%. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários