Montadora

Volvo divulga balanço, crê na retomada e contrata neste ano 400 profissionais

As contratações da montadora têm o intuito de aumentar o ritmo da operação industrial em Curitiba. Em 2020 a marca comercializou 14.976 caminhões

11/02/2021 16h39Atualizado há 3 anos
Por:
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina

A Volvo encerrou 2020, ano de pandemia, com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019. Já a linha VM da montadora sueca teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo.

Mesmo com a queda nas vendas, a marca vê sinais positivos de retomada e começa 2021 contratando 400 funcionários, com o intuito de aumentar o ritmo da operação industrial em Curitiba (Paraná). A empresa informa que contratou novos funcionários para atender um aumento consistente na demanda por seus caminhões. Com as novas admissões, o número de empregados neste início de ano (3.800) já é maior do que no período anterior à pandemia do Covid-19.

Segundo Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, a região é a maior em negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus.

Conforme o executivo, a montadora vê bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente. Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e indicadores positivos para 2021, a Volvo estima que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, tenha um crescimento de até 40% este ano.

Em relação ao ano passado, o modelo Volvo FH 540cv, de acordo com a marca, foi o caminhão mais vendido do Brasil em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas. Este mesmo feito já havia acontecido em 2019. Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-lider da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.

Além do Brasil, os impactos da pandemia foram sentidos também nos diversos mercados Volvo na América Latina. Houve redução de entregas para a Argentina, que fechou com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (-29%).

A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior. No balanço total, o Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca, enquanto 15% foram distribuídos entre todos os demais países da América Latina.

Ônibus

Em 2020, a Volvo Buses Latin America reforçou mais uma vez sua posição como um dos principais players do setor de transportes comerciais na América Latina. Foram 444 chassis emplacados no Brasil e 711 em diversos outros países do continente. Além disso, houve exportações importantes de chassis para a África.

Ao todo, a unidade brasileira da Volvo comercializou 1.402 chassis no ano passado, uma queda de 24% em relação ao período anterior. Um dos destaques foi um ótimo resultado no segmento de ônibus para fretamento no Brasil. As vendas do B270F, o chassi semipesado da Volvo, cresceram 34% em relação ao ano anterior, alcançando um volume de 216 unidades.

Concessionárias

Entre reformas, ampliações e aberturas de novas casas a Volvo manteve seu plano de expansão da rede, inaugurando a 100ª casa da marca no país em novembro. Naquele mês foram inauguradas novas unidades em Barro Alto (GO), Balsas (MA) e Três Lagoas (MS). Em dezembro, a Volvo celebrou ainda a abertura de sua maior casa no Brasil, a Lapônia Itu (SP), com quase 15 mil m² edificados.

Seguindo rigorosos protocolos de saúde e segurança, as casas Volvo se mantiveram em plena atividade. O serviço de atendimento emergencial VOAR e a logística de reposição de peças genuínas funcionaram em tempo integral para não deixar nenhum veículo sem atendimento nas oficinas da marca.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários