31 VW eDELIVERY

Elétricos da Coca-Cola trabalham ativamente na Grande São Paulo

São 31 veículos e-Delivery direcionados a atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes

24/11/2022 09h33Atualizado há 1 ano
Por: Romulo Felippe

A

Coca-Cola FEMSA Brasil está operando com sua frota de caminhões elétricos Volkswagen para a distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo. São 31 veículos e-Delivery direcionados a atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, outros benefícios esperados são a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos, a economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção. A operação com os novos modelos é também um importante avanço na agenda ESG da companhia.

 

"Sempre buscamos soluções inovadoras para corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ambientais. Temos a inovação em nosso DNA e essa característica nos motivou a ter uma frota elétrica operando na Grande São Paulo, resultado do investimento contínuo em operações sustentáveis e em soluções que contribuem para a redução da emissão de poluentes em toda a cadeia", afirma, Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil.

 

Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, esse também é o caminho. “Assumimos essa missão de transformar a indústria do transporte e a mobilidade elétrica está entre as soluções que acreditamos. Cada vez mais, empresas como a Coca-Cola FEMSA Brasil vão acelerar nessa jornada junto conosco. Esse segundo lote fechado, antes mesmo do início de operação com os veículos, comprova que temos grandes parceiros ao nosso lado”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Em comparação aos caminhões a diesel, os elétricos podem reduzir as emissões de carbono e beneficiar o meio ambiente. Com autonomia média de 110 quilômetros, os veículos são recarregados durante à noite nos centros de distribuições, onde foram realizadas obras civis e modificações de instalações.

 

"A sustentabilidade está no centro das ações da Coca-Cola FEMSA Brasil. O investimento em caminhões elétricos faz parte de uma ampla estratégia que, entre outras soluções, busca mitigar os impactos no meio ambiente, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes.", destaca Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA.

 

A tecnologia de última geração é uma das vantagens agregadas. Todos os veículos estão conectados com dados de desempenho em nuvem e com o pacote RIO e-Fleet para a gestão de frota, o que possibilita o acompanhamento em tempo real do desempenho do veículo e motorista, garantindo a segurança no transporte. Um dos grandes trunfos é o sistema de regeneração do motor, que conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos que usam os atritos do freio e a redução de velocidade como fonte de energia para dar carga extra às baterias, capaz de recuperar 40% durante a frenagem para tornar o veículo mais eficiente.

 

Com calibração minuciosa para operações severas, o motor também entrega 300 KW e torque de 2.150 Nm (nanômetros) desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação.

 

“Esse é o nosso compromisso: oferecer soluções completas e de alta tecnologia para apoiar nossos clientes em sua jornada para uma operação mais eficiente e sustentável. Estamos levando nosso caminhão elétrico Volkswagen a outros países e vamos cada vez mais avançar nessa estratégia”, reforça Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Estratégias e ações ESG

 

A Coca-Cola FEMSA Brasil está comprometida com a redução da emissão dos gases de efeito estufa, alinhada às diretrizes do SBTi (Science Based Targets), iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas e outras instituições que se baseiam na ciência para a redução de emissões de poluentes causadores do efeito estufa. Para isso, foi criado o "Comitê de Mudanças Climáticas", orientado para estudar, acompanhar e implementar estratégias para reduzir as emissões de suas operações. Com isso, a empresa tem ampliado a utilização de empilhadeiras elétricas com baixo consumo de energia e alta capacidade de carga.

 

Outra frente diz respeito à gestão de água: todas as fábricas contam com sistema de monitoramento, aproveitamento e reutilização do insumo. Do ponto de vista da gestão de resíduos, a sustentaPET, iniciativa pioneira de coleta de resíduos pós-consumo, criada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com a Coca-Cola Brasil, estimula a economia circular ao gerar renda para catadores, recicladores e cooperativas, dinamizando a cadeia de reciclagem do PET. Desde o início das operações, que contam com mais de 160 parceiros, 2,8 bilhões de garrafas de PET foram recicladas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários