NA TOMADA

Mil frotistas europeus vão conhecer os elétricos da MB na Alemanha

Introdução de vários novos caminhões movidos a bateria em 2022 e nos próximos anos

31/05/2022 09h44Atualizado há 2 anos
Por: Romulo Felippe

 

Após o lançamento no mercado do eActros para transporte de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está avançando sistematicamente com a introdução de modelos elétricos a bateria adicionais para este e os próximos anos. Para o importante segmento de longo curso, o eActros LongHaul, com autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria, está programado para estar pronto para produção em série em 2024.

 

Os primeiros protótipos do caminhão de 40 toneladas já estão em testes internos e a Mercedes -Os engenheiros da Benz Trucks planejam iniciar os testes do e-truck em vias públicas este ano. O eActros LongHaul permitirá o carregamento de alto desempenho - o chamado “carregamento de megawatts”. A Mercedes-Benz Trucks também está preparando variantes adicionais do eActros – especificamente do eActros 300 e do eActros 400 – e, já em julho, o eEconic para uso municipal está programado para sair da linha de produção na fábrica de Wörth como o segundo veículo de produção em série totalmente elétrico. O objetivo da Mercedes-Benz Trucks é aumentar a participação de veículos novos neutros em CO2 na Europa para mais de 50% até 2030.

 

Para apresentar ainda mais a mobilidade elétrica aos clientes de caminhões de toda a Europa, o fabricante está organizando um evento com duração de várias semanas em todo o site de Wörth a partir do início de junho. Especialistas da Mercedes-Benz Trucks informarão um total de cerca de 1.000 participantes sobre os aspectos centrais da mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até modelos elétricos. Além disso, os clientes terão a oportunidade de conduzir o eActros 300 em rotas exigentes e com cargas úteis realistas.

 

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “O enorme interesse no nosso evento de condução eActros em Wörth é mais uma prova da popularidade que a mobilidade elétrica já está a ganhar junto dos clientes. Os clientes estão, assim, enviando um forte sinal a todas as partes interessadas para combinar esforços e colocar cada vez mais caminhões elétricos na estrada, expandir a infraestrutura de carregamento e criar paridade de custos”.

 

No carregamento do depósito, a Mercedes-Benz Trucks está trabalhando em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure, ENGIE e EVBox Group. Em termos de cobrança pública para transporte de longa distância, a Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group assinaram um acordo vinculativo para estabelecer uma joint venture. Isso proporcionará o desenvolvimento e a operação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para caminhões e ônibus de longa distância elétricos a bateria na Europa. A rede de carregamento destas três partes estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca.

 

O objetivo do projeto "High-Performance Charging in Long-Haul Truck Transport" (HoLa), com a participação da Daimler Truck e sob a égide da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), é planejar, erguer e operar uma infraestrutura de carregamento selecionada de alto desempenho para transporte de caminhões elétricos de longa distância com bateria. Dois pontos de carregamento de alto desempenho com o Megawatt Charging System (MCS) devem ser montados em cada um dos quatro locais na Alemanha e testados em aplicações do mundo real. Vários outros parceiros do consórcio da indústria e pesquisa estão envolvidos no projeto.

 

Mercedes-Benz eEconic no IFAT 

O eEconic elétrico a bateria marcará sua estreia em 30 de maio na IFAT, a principal feira mundial de gerenciamento de água, esgoto, resíduos e matérias-primas, em Munique. O eEconic pontua particularmente bem em aplicações urbanas nas primeiras horas da manhã, graças às suas emissões de ruído mais baixas. A arquitetura do veículo eEconic se beneficia da estratégia de plataforma global da Daimler Truck: O trem de força do caminhão de piso baixo é baseado no Mercedes-Benz eActros, que está em produção em série na fábrica de Wörth desde outubro de 2021. Desde maio de 2022, FES Frankfurter Entsorgung - (Gestão de Resíduos) e Service GmbH já está usando um eEconic de série próxima em Frankfurt am Main para a coleta de lixo municipal.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários