banner topo
BALANÇO GLOBAL

Pandemia e guerra não devem gerar impacto negativo no mercado de caminhões em 2022, diz Daimler

Mercado norte-americano ficará entre 255 mil e 295 mil unidades, enquanto o mercado europeu atingirá entre 240 mil e 280 mil

28/03/2022 06h45Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe
38.769

 

No momento, a Daimler Truck acredita que as condições econômicas em nossos mercados mais importantes continuarão a se normalizar e que a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia não terão impacto negativo no desenvolvimento geral do mercado. Apesar da forte demanda, restrições na indústria de semicondutores e dificuldades correntes de suprimento continuarão afetando as vendas, principalmente durante o primeiro semestre.

 

Em relação às duas principais regiões, América do Norte e Europa, a direção da empresa acredita que o mercado norte-americano ficará entre 255 mil e 295 mil unidades, enquanto o mercado europeu atingirá entre 240 mil e 280 mil. Em seus negócios industriais, a Daimler Truck espera um aumento no número de unidades vendidas em 2022 para algo entre 500 mil e 520 mil. A empresa aguarda por um significativo aumento em seu faturamento no nível do grupo para um intervalo entre 45,5 e 47,5 bilhões de euros. Em relação ao EBIT ajustado, a Daimler Truck também espera um aumento expressivo. Em relação ao Retorno sobre as Vendas (ROS) ajustado para os Negócios Industriais, a Daimler Truck estima que fique entre 7% e 9%.

 

"Nessas semanas dramáticas, nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e esperamos que esta guerra termine em breve. Logo no início do conflito, decidimos suspender totalmente nossos negócios na Rússia até outra determinação. Ao mesmo tempo, estamos apoiando organizações de caridade em seus esforços de ajuda à Ucrânia, assim como numerosas iniciativas individuais de nossos empregados, aos quais eu gostaria de expressar minha gratidão", afirmou Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

 

A Daimler Truck acredita que a suas cadeias de suprimento não serão afetadas pela guerra de forma significativa. As despesas pontuais ocasionadas pela descontinuação dos negócios na Rússia serão consideradas separadamente do resultado do primeiro trimestre. Os efeitos operacionais previsíveis, como a paralização dos negócios na Rússia, assim como os maiores custos atuais das matérias-primas e energia estão incluídos nas previsões para 2022.

 

"Olhando para o ano passado de uma perspectiva dos negócios, posso afirmar claramente que 2021 foi um ano extraordinário para a Daimler Truck e que estou muito orgulhoso pelo que nossa equipe global realizou. Apesar dos contratempos causados pela COVID-19 e da escassez na cadeia de suprimentos, atingimos nossos objetivos financeiros. Além disso, nossa separação da Mercedes-Benz Group AG foi mais um passo histórico realizado com muito sucesso. A partir desta semana, passamos a ser orgulhosamente um novo membro do grupo DAX no mercado acionário. Pensando em 2022, vamos focar nos fatores que temos em nossas mãos para aumentar ainda mais nosso potencial de lucro e liderar o transporte sustentável. Estamos totalmente empenhados em fazer com que nosso primeiro ano como uma empresa independente seja um sucesso para a Daimler Truck", afirma Martin Daum.

 

Jochen Goetz, CFO da Daimler Truck, declarou: "O aumento da nossa lucratividade em 2021 aconteceu devido aos maiores volumes de vendas e a melhoria dos negócios de veículos usados e pós-vendas. Enquanto os custos mais altos das matérias-primas e as dificuldades com a cadeia de fornecimento tiveram efeitos negativos, em compensação, o aperfeiçoamento estrutural em 2021 também foi uma grande conquista. Além disso, continuamos totalmente empenhados nas metas de lucratividade que estabelecemos para 2025 e continuaremos a trabalhar intensamente em todos os níveis estratégicos para alcançá-las.  Em 2022, esperamos aumentar mais uma vez nosso retorno ajustado nas vendas e dar mais um passo rumo às nossas metas para 2025. Mesmo com a incerteza da pandemia da COVID-19, os atuais desafios de nossa cadeia de suprimento e o potencial impacto da guerra da Ucrânia na economia global, é importante ressaltar que iniciamos 2022 com uma forte posição financeira."

 

Em 2021, as despesas com pesquisa e desenvolvimento da Daimler Truck, de 1,574 bilhão de euros, se mantiveram no mesmo nível do ano anterior (1,574 bilhão de euros). A Daimler Truck continuou a sua conduta de investimentos focados e eficientes em Pesquisa e Desenvolvimento e concentrou seus esforços em áreas de inovação que a empresa considera adequados para apoiar no caminho estratégico para um transporte sustentável e livre de emissões. Outras áreas em foco incluíram o transporte autônomo e o desenvolvimento de novas gerações que sucederão os produtos existentes.

 

A Daimler Truck reforçou sua meta de reduzir o P&D e o CapEx (despesas de capital) em 15% até 2025 em comparação com o nível de 2019, apesar da necessidade de maior investimento em tecnologias para veículos de emissão zero (ZEV - zero emission vehicles). Consequentemente, a empresa aplicou seu processo de alocação de capital focando em futuros retornos, assim como em metas de transformação. Em 2021, a Daimler Truck já reduziu nossos P&D e CapEx em 18% em relação a 2019. A redução de investimentos relacionados a ICE (internal combustion engines - motores de combustão interna) teve início, comparada à necessária elevação dos investimentos em Veículos e Emissão Zero – portanto, a meta de redução de 15% para 2025 continua em vigor.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários