banner topo
CRESCIMENTO CONTÍNUO

ZF atinge as metas anuais de vendas e resultados em 2021 em termos globais

Empresa gera vendas de 38,3 bilhões de euros em 2021 e crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior

17/03/2022 11h18Atualizado há 2 meses
Por: Romulo Felippe
24.872

 

A ZF atingiu suas metas financeiras no ano passado em um ambiente de negócios desafiador. Com 38,3 bilhões de euros, as vendas aumentaram 17,5% em relação ao ano anterior, superando consideravelmente o valor de 32,6 bilhões de euros em 2020 e acima do valor de 2019 ( 36,5 bilhões de euros). O EBIT ajustado foi de  1,9 bilhão de euros (2020:  1,0 bilhão de euros), enquanto a margem de EBIT ajustado foi de 5,0% (2020: 3,2%). Enquanto isso, a ZF continuou sua orientação estratégica, focada no futuro da mobilidade, e garantiu novos e substanciais contratos com clientes nas três áreas principais de mobilidade elétrica, condução autônoma e desenvolvimento de software.

 

“Apesar da chegada de fortes ventos contrários ao longo do ano, continuamos firmes no curso e atingimos as metas que estabelecemos no início do ano”, disse o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, durante apresentação das contas do Grupo. “Com sua dedicação, determinação e espírito de equipe, nossa força de trabalho tem desempenhado um papel decisivo para enfrentar com sucesso os desafios desses tempos extraordinários. Nos adaptamos ao novo normal e nos tornamos ainda mais ágeis, flexíveis e digitais”. O segundo semestre, em particular, exigiu níveis excepcionalmente altos de flexibilidade na produção e na gestão corporativa de materiais como resultado de interrupções na cadeia de fornecimento global e alterações inesperadas nos pedidos dos clientes. Tudo isso ocorreu, é claro, no cenário contínuo da pandemia global.

 

Scheider enfatizou que a ZF atingiu marcos estratégicos e estabeleceu novas bases para o futuro. A título de exemplo, ele mencionou o início bem-sucedido da Divisão de Acionamentos para Veículos Elétricos lançada no início de 2021, a integração da aquisição da WABCO na nova Divisão de Soluções para Veículos Comerciais e a cooperação com a Microsoft para a criação da ZF Cloud. Essa última digitalizará, conectará em rede e fornecerá acesso a todos os dados e processos da empresa em todo o mundo. A ZF também continuou estruturando sua linha de produtos para atender aos veículos elétricos definidos por software do futuro. De fato, o grupo já garantiu contratos substanciais para essas soluções com montadoras internacionais de carros de passeio e veículos comerciais, estabelecendo uma excelente base para um maior crescimento.

 

A ZF gerou neste ano fiscal vendas totalizando 38,3 bilhões de euros (2020:  32,6 bilhões de euros), marcando um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior. O EBIT ajustado foi de 1.910 milhão de euros (2020: 1.047 milhão de euros), enquanto a margem de EBIT ajustada subiu para 5,0% (2020: 3,2%). O fluxo de caixa livre ajustado para operações de fusões e aquisições - M&A, foi de  991 milhões de euros (2020:  994 milhões de euros). “Em um ambiente volátil marcado por alertas de lucro e previsões revisadas, atingimos com sucesso nossas metas em relação à nossa previsão”, disse o CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. “Isso significa que conseguimos não apenas fazer investimentos substanciais, mas também reduzir nossos passivos financeiros e fortalecer nosso índice de patrimônio. ”A dívida bruta diminuiu durante o ano em 752 milhões de euros indo para 12,5 bilhões de euros. No final de 2021, o índice de patrimônio próprio era de cerca de 19% (2020: 12,1%).

 

A ZF aumentou ainda mais suas atividades em pesquisa e desenvolvimento (P&D). No ano passado, o índice de P&D foi de 8,0% (2020: 7,7%), o que equivale a 3,1 bilhões de euros (2020: 2,5 bilhões de euros) – o maior já registrado na história da ZF. Os investimentos em propriedades, instalações e equipamentos foram de 1,6 bilhão de euros (2020: 1,4 bilhão de euros), resultando em um índice de investimento de 4,2% (2020: 4,4%).

 

A ZF pretende atingir a neutralidade em termos climáticos até 2040. Para isso, a empresa está atuando em diversas áreas. Por exemplo, por meio de acordos de fornecimento de energia (PPA) concluídos em 2021 com produtores de energia eólica e solar, as usinas da ZF na Alemanha serão abastecidas com até 210 gigawatts-hora de eletricidade verde em cada um dos anos de 2022 a 2025. Os volumes acordados, que correspondem ao consumo de eletricidade de 72 mil residências, reduzirão as emissões de CO2 em 80 mil  toneladas anualmente. “Estamos focados em medidas definitivas e garantindo contratos”, acrescentou o CEO Scheider, “para fazer uma contribuição imediata e demonstrável para a proteção do clima”.

 

No âmbito de sua estratégia de sustentabilidade, a ZF também foi o primeiro fornecedor automotivo na Alemanha a emitir dois títulos verdes no valor de  um bilhão de euros, pela primeira vez, em 2021. A base para isso é a Green Finance Framework, no qual a ZF estabeleceu suas estruturas e critérios para financiamento sustentável. A receita dos títulos é investida na divisão de Energia Eólica e mobilidade elétrica. “Nossos títulos verdes nos permitem expandir nosso círculo de investidores e alinhar nosso financiamento com nossas metas de sustentabilidade da empresa e nossa estratégia de 'Mobilidade de Próxima Geração'”, disse o CFO Sauer.

 

A mudança continuou também na estrutura de RH da ZF. Em 2021, a ZF criou cerca de 3.6 mil empregos adicionais em todo o mundo, principalmente nas áreas de mobilidade elétrica, condução autônoma e desenvolvimento de software. A empresa também ampliou seu leque de opções de treinamento e qualificação. Entre elas, a “E-Cademy”, uma iniciativa de ampla cobertura de treinamento sobre mobilidade elétrica. O objetivo da E-Cademy é apoiar a força de trabalho durante a transição tecnológica. Entre outras coisas, ela possibilitará a obtenção de qualificações específicas para novos empregos dentro da ZF. Até o momento, 13 mil colaboradores já participaram dos diversos programas de aprendizagem. A segunda fase de qualificação começa no meio deste ano. “A E-Cademy oferece à força de trabalho da ZF a oportunidade de ajudar a moldar o futuro da mobilidade aqui conosco, mesmo que tenham começado sua carreira em outra área”, disse o CEO Scheider.

 

Para preparar as instalações da ZF na Alemanha para o futuro de longo prazo e para atender às novas necessidades da indústria, os primeiros chamados “acordos de destino” foram concluídos no ano passado. Eles foram desenvolvidos dentro do “Acordo de Transformação Coletiva” (Tarifvertrag Transformation) assinado com os representantes dos colaboradores em julho de 2020. No final do ano, em 31 de dezembro de 2021, o Grupo ZF empregava 157.549 pessoas em todo o mundo (2020: 153.522).

 

Perspectivas com ressalvas: 2022 continua desafiador

Após o desenvolvimento positivo do mercado em 2021, as condições de negócios permanecem altamente desafiadoras e voláteis. Embora a oferta de semicondutores deva melhorar no segundo semestre de 2022, a pandemia de Covid-19 em andamento, os gargalos gerais de fornecimento e a inflação crescente tornam as perspectivas para o ano atual mais difíceis. A guerra na Ucrânia e seu impacto global negativo agravam essa situação. A interrupção das cadeias de suprimentos dos fabricantes de carros de passeio e veículos comerciais já causou as primeiras paradas na produção. Embora a ZF atualmente não seja afetada significativamente por problemas da cadeia de suprimentos relacionados à guerra, as paradas em nossos clientes levaram a menos demandas na ZF. A medida em que uma possível escalada adicional da guerra na Ucrânia afeta a economia global, o crescimento da indústria no ano fiscal de 2022 não pode ser estimado atualmente.

 

Por esses motivos, nossa perspectiva vem explicitamente com uma ressalva: a ZF prevê um crescimento moderado nas vendas do Grupo para um volume de mais de 40 bilhões de euros em 2022. Espera-se que esse crescimento de vendas resulte em uma margem EBIT ajustada entre 4,5 e 5,5%. O fluxo de caixa livre ajustado deverá ficar entre 1,0 bilhão e 1,5 bilhão de euros.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários