banner topo
OFF-ROAD

Zocar Rio adquire mais 150 caminhões Volvo para trabalho na mineração

Grupo Zocar Rio adquiriu 123 unidades do VM 32 toneladas 330cv 6x4, 25 do FMX 500cv 8x4 e duas do FH 540cv 6x4

09/02/2022 07h30Atualizado há 3 meses
Por: Romulo Felippe
22.425

 

Uma das maiores empresas de locação de caminhões, máquinas e equipamentos do sudeste brasileiro, o Grupo Zocar Rio adquiriu 123 unidades do VM 32 toneladas 330cv 6x4, 25 do FMX 500cv 8x4 e duas do FH 540cv 6x4. Em 2020, a Zocar já havia comprado 120 VMs 32 toneladas.

 

Os veículos estão sendo entregues em lotes e se juntarão à frota de cerca de 850 caminhões da Zocar Rio, 70% deles da marca Volvo. A empresa possui também 450 máquinas amarelas. Os caminhões serão colocados para trabalhar em operações de mineração nos estados de Minas Gerais, Pará e São Paulo, principalmente nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira (MG), Parauapebas (PA) e Cajati (SP).

 

Dos 123 VMs, 100 unidades irão para o transporte de minério, equipados com caçambas. Eles serão responsáveis por levar as rochas do site de mineração até a parte industrial, onde é feita a britagem. Parte deles ainda participará das obras de esvaziamento das áreas de rejeitos em Brumadinho (MG), para encerrar o uso da barragem rompida em 2019 e reincorporar a estrutura ao meio ambiente. Os 23 VMs restantes rodarão com implementos pipa, para apoio em tarefas de mineração.

 

Os FMX também serão utilizados na movimentação de minério. Já os dois FHs serão implementados com pranchas, para ajudar na logística da operação, transportando máquinas entre as diferentes frentes de trabalho. Todos os caminhões adquiridos terão planos de manutenção da Volvo e estão equipados com a renomada caixa de câmbio I-Shift. Parte dos veículos foi financiada pela Volvo Financial Services, a divisão financeira da Volvo.

 

“Decidimos mais uma vez renovar e ampliar a frota com a Volvo”, afirma Marcelo Amaral, gerente geral da Zocar Rio. Ele destaca que a robustez, a durabilidade do trem de força, o acabamento e o conforto internos da cabine e a grande disponibilidade de peças são os principais fatores que levaram a empresa a optar pela marca. “É um grande negócio com um importante operador logístico brasileiro, que tem longa tradição no setor, sempre com foco na qualidade e na produtividade. A Zocar Rio é um antigo parceiro”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

 

A mineração concentra as maiores demandas da Zocar Rio, com cerca de 70% das locações. É um dos setores que mais cresce na economia nacional. O faturamento da indústria brasileira de mineração atingiu R$ 149 bilhões no primeiro semestre de 2021, quase 100% mais que o resultado do mesmo período do ano anterior (R$ 75 bilhões), segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).

 

A empresa ainda aluga caminhões e máquinas para operações portuárias, ferroviárias e de construção. Com cerca de 200 funcionários e 36 anos de atuação em locações, a Zocar Rio é uma das mais atuantes em sua área. Sediada no Rio de Janeiro, onde também mantém uma filial, tem ainda instalações e escritórios nas cidades de Castelo (ES), Itabira (MG) e Altamira (PA). A locação é um dos negócios do grupo a que pertence, que atua também no agronegócio, hotelaria e mineração própria.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários