banner topo
UNIÃO HISTÓRICA!

Mercedes-Benz, Volvo, Scania e MAN assinam acordo de joint venture para a rede europeia de carregamento de alto desempenho

O plano é instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de caminhões elétricos nas estradas

16/12/2021 08h09Atualizado há 5 meses
Por: Romulo Felippe
22.534
CEO's dos grupos automotivos: união histórica
CEO's dos grupos automotivos: união histórica

 

Os três principais fabricantes de veículos comerciais Daimler Truck, Traton Group e o Volvo Group assinaram um acordo vinculativo para criar uma joint venture (JV) para instalar e operar um equipamento de alto desempenho na rede pública de carregamento para caminhões e ônibus elétricos de longa distância com bateria em toda a Europa. Conforme comunicado anteriormente, as partes estão empenhadas em iniciar e acelerar a construção necessária de infraestrutura de carregamento para o número crescente de clientes de veículos elétricos na Europa e contribuir para o transporte neutro para o clima na Europa até 2050. A criação da JV está sujeita a regulamentações aprovações.

 

A JV planejada - a ser detida igualmente pelas três partes - está programada para iniciar as operações em 2022 após a conclusão de todos os processos de aprovação regulatória. As partes comprometeram-se, em conjunto, a investir 500 milhões de euros, o que se pressupõe ser de longe o maior investimento em infraestruturas de tarifação na indústria europeia de camiões pesados ​​até à data. O plano é instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em e perto de rodovias, bem como em pontos de logística e destino, dentro de cinco anos após o estabelecimento da JV. O número de pontos de carregamento deverá aumentar significativamente com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura JV está planejada para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda. A futura JV será capaz de se basear na ampla experiência e conhecimento de seus parceiros fundadores de caminhões pesados.

 

A futura JV atuará como catalisador e capacitador para a realização do Acordo Verde da União Europeia para o transporte de carga neutro em carbono até 2050 - fornecendo a infraestrutura necessária e direcionando a energia verde nos pontos de carregamento. A ação conjunta da Daimler Truck, o TRATON GROUP e o Volvo Group atendem à necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras em CO2, especialmente em caminhões pesados ​​de longa distância. A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e de fácil realização. Esta iniciativa é um começo significativo e um acelerador para tornar um sucesso de caminhões e ônibus pesados ​​neutros de CO2.

 

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “O anúncio de assinatura de hoje é uma ótima notícia para a indústria de transporte e a sociedade, pois destaca o forte compromisso de todos os parceiros em tornar os caminhões neutros em CO2 uma realidade. É notável que três competidores ferozes na área de caminhões e tecnologia de veículos estejam agindo juntos para começar a estabelecer a infraestrutura de carregamento necessária. Junto com o Grupo Volvo e o GRUPO TRATON, queremos enviar um sinal claro a todas as partes interessadas relevantes para seguir nossa liderança e agir agora. ”

 

Christian Levin, CEO do Traton Group: “Temos a forte opinião de que nós, como Traton Group, juntamente com nossas marcas Scania e MAN, bem como a indústria de veículos comerciais como um todo, faremos parte da solução quando se trata de um CO2 neutro mundo. Uma colaboração com concorrentes fortes como Daimler Truck e Volvo Group pode parecer incomum. No entanto, o tópico é de importância crucial e esta cooperação única nos tornará mais rápidos e mais bem-sucedidos na implementação da ação transformacional necessária para enfrentar as mudanças climáticas. Nossa joint venture será um forte impulso para a rápida descoberta de caminhões e ônibus elétricos a bateria, as soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis. ”

 

Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo: “Estamos indo das palavras à ação, e esta joint venture planejada com a Daimler Truck e o Trato Group é um passo importante na formação de um mundo em que queremos viver. Parcerias inovadoras como essas permitirão a mudança tão necessária que beneficiará nossos clientes - e toda a indústria. Este é um marco histórico na transformação em direção ao transporte livre de fósseis e um avanço que mostra o compromisso do Grupo Volvo em alcançar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040 e uma frota rodante com emissões líquidas zero até 2050, o mais tardar. ”

 

Os três parceiros veem isso como um avanço para a indústria de transporte reduzir as emissões de carbono - e para outras indústrias se beneficiarem de várias maneiras. Um recente relatório do setor * está pedindo até 15.000 pontos de carregamento públicos e de destino de alto desempenho até o mais tardar em 2025 e até 50.000 pontos de carregamento de alto desempenho até 2030. Portanto, este pontapé inicial é uma chamada para ação para todos os outros participantes da indústria, bem como governos e formuladores de políticas, para trabalharem juntos para uma rápida expansão da rede de cobrança necessária para poder contribuir

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários