Anuncio - HTML - topo
Banner MBB top Site
banner_top_volvo
Alemanha

Europa: Mercedes-Benz e Shell firmam parceria para abastecimento

As transações são atribuídas exclusivamente ao caminhão e assinadas automaticamente pelo próprio veículo

13/05/2021 15h13Atualizado há 1 mês
Por: Redação da Revista Caminhões
4.484

A Mercedes-Benz Trucks deu mais um passo importante na digitalização de seus veículos. Em testes práticos, os caminhões da linha Actros pagaram pela primeira vez automaticamente o combustível nos postos Shell de Stuttgart, na Alemanha.

Os especialistas da Mercedes-Benz Trucks e da Shell instalaram um novo protótipo do Truck-ID digital previamente apresentado pela Mercedes-Benz Trucks no painel do caminhão, combinado com um protótipo de cartão de combustível digital habilitado pela tecnologia Shell SmartPay API.

O Truck-ID funciona como um cartão de identificação integrado, de forma que as transações são atribuídas exclusivamente ao ‘bruto’ e assinadas automaticamente pelo próprio veículo.

A API Shell SmartPay funciona como um transmissor de dados - API significa Interface de Programação de Aplicativos - e permite a digitalização de cartões de combustível e pagamentos de combustível nas instalações da Shell por meio de sistemas de computador de bordo de caminhão. Os caminhões MB Actros utilizados nos testes são veículos de produção em série normal cujo software foi complementado para incluir as funções de autorização de serviço de pagamento.

Para isso, a Mercedes-Benz Trucks também conectou o protótipo existente de sua Carteira Truck, que é uma tecnologia de plataforma e programa de usuário central para todas as aplicações que podem acessar o Truck-ID para diversos fins, com o cartão de combustível digital.

Os especialistas da Mercedes-Benz Trucks e da Shell colaboraram para desenvolver uma solução de cartão de combustível digitalizado acessível a partir da Truck Wallet. Como parte dos testes, esse cartão digital de combustível acessou a funcionalidade do Truck-ID por meio da Truck Wallet e autenticou e autorizou o caminhão no sistema de posto central durante o processo de pagamento online. Depois que o veículo se identificou com segurança no sistema da Shell com seu Truck-ID, a transação foi autorizada pela API Shell SmartPay.

A parte essencial das verificações de segurança era a correspondência da localização de GPS do caminhão e do posto de abastecimento. Somente se ambos fossem combinados com sucesso, a bomba era ativada.

Transportadoras forneceram até agora cartões físicos de combustível a seus motoristas como cartões de pagamento em determinados postos de combustível, permitindo que o o produto seja pago diretamente na conta da empresa.

O cartão de combustível digital embutido em um caminhão pode tornar a vida profissional mais fácil para os motoristas de várias maneiras. Por exemplo, eliminando a necessidade de ir à caixa registradora. As empresas de transporte poderiam se beneficiar de uma redução significativa no trabalho administrativo, pois não teriam mais que lidar com cartões físicos e processos mais seguros.

Além disso, o cartão digital de combustível tornaria a fraude generalizada de combustível mais difícil. De acordo com estimativas de especialistas, o prejuízo anual causado por este tipo de fraude no combustível envolvendo caminhões pesados ​​na Europa pode chegar à casa dos milhões para a indústria de transporte.

“Estamos muito satisfeitos por termos entrado em uma nova fase de nosso projeto Truck-ID e Truck Wallet com os últimos testes. Nossos primeiros testes-piloto em 2019 ocorreram em uma espécie de condições de laboratório. Agora demonstramos na vida real que os caminhões podem interagir eletronicamente com o sistema do posto de gasolina diretamente no local e podem realizar a autorização de processos de pagamento assinando dados de combustível usando suas assinaturas digitais”, informa Helge Königs, chefe do projeto Truck-ID & Truck Wallet da Daimler Trucks.

“Ao integrar o Shell SmartPay API, desenvolvemos em conjunto um cartão digital de combustível que é uma excelente alternativa eletrônica que se provou extremamente prática e vantajosa. Depois de concluir outros testes, nos concentraremos em transferir a tecnologia para a produção em série. Nosso objetivo é estabelecer o Truck Wallet incluindo o Truck-ID como base para uma ampla gama de um portfólio de serviços digitais em interações máquina a máquina ”, acrescentou Königs.

Rainer Klöpfer, diretor executivo euro Shell Deutschland disse: “A Shell é pioneira no desenvolvimento de soluções de mobilidade digital. Nossa parceria com a Mercedes-Benz Trucks para criar uma solução de autorização de pagamento no caminhão mais eficiente, conveniente e segura com a API Shell SmartPay e Truck-ID da Mercedes-Benz Truck para clientes é um exemplo perfeito disso”.

“Esperamos continuar a nossa parceria com a Mercedes-Benz Trucks para explorar ainda mais o desenvolvimento e integração desta solução inovadora em nossa oferta mais ampla de soluções de frota Shell como parte de um ecossistema totalmente conectado para nossos clientes”, completou Rainer.

Na prática, a ideia por trás da abordagem da Shell e da Mercedes-Benz Truck pode significar que, na sede da empresa de transporte, um gerente de frota aloca um cartão de combustível digital para o caminhão com a ajuda da interface de usuário da carteira do caminhão. Ao colocar o cartão de combustível na carteira do caminhão, o gerente vincula o Truck-ID do veículo ao cartão digital de combustível. Este processo ocorre online.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários