Banner MBB top Site
banner_top_volvo
MUNDO

Por futuro independente, Daimler faz mudanças globais

Reafirmando seus objetivos estratégicos, a Daimler Truck AG pretende aumentar a lucratividade e o papel de liderança na transformação do negócio dos veículos comerciais

27/04/2021 06h25Atualizado há 2 semanas
Por: Romulo Felippe
7.702

 

A Daimler Truck AG está realizando mudanças significativas em sua estrutura de administração antes da distribuição acionária e listagem independente previstas para o final de 2021

 

Reafirmando seus objetivos estratégicos, a Daimler Truck AG pretende aumentar a lucratividade e o papel de liderança na transformação do negócio dos veículos comerciais

 

A reorganização proporcionará maior liberdade empresarial e dará maior responsabilidade de desenvolvimento às unidades operacionais e marcas regionais

 

Truck Technology Group (Grupo de Tecnologia de Caminhões), criado pela Daimler Truck AG, é uma nova unidade central para trens de força, software de veículos, elétricos/eletrônicos e compras globais

 

Dr. Andreas Gorbach, atualmente CEO da joint venture de células de combustível com o Grupo Volvo, passará a integrar o conselho da Daimler Truck AG, liderando o Truck Technology Group

 

Stephan Unger, responsável por Finanças e Controle, Administração de Riscos e Soluções de Mobilidade Digital no Conselho de Administração da Daimler Mobility AG, chefiará a nova divisão do conselho para serviços financeiros customizados para clientes da Daimler Truck & Bus.

 

Para Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG, a nova estrutura de negócios dará à Daimler Trucks & Buses o melhor dos dois mundos: máxima aproximação com o cliente e empreendedorismo em nossas regiões e força total de engenharia focada em futuras tecnologias

 

Em preparação para sua separação da Daimler AG e listagem independente na Bolsa de Valores de Frankfurt, planejada para o final de 2021, a Daimler Truck AG está anunciando a composição de seu novo Conselho de Administração e uma série de mudanças organizacionais e administrativas, previstas para ocorrer até 1º de julho de 2021. Essas mudanças foram planejadas para aumentar a eficiência, velocidade de decisão e capacidade de melhor atender as necessidades dos clientes da Daimler Truck AG pelo mundo.

  

Para acelerar o ritmo do desenvolvimento tecnológico e melhor atender às necessidades dos clientes em cada região, a Daimler Truck AG decidiu realinhar sua estrutura de negócios. Isso significa que as marcas e unidades operacionais, que estão ativas globalmente nas regiões de vendas mais importantes da América do Norte (Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses), Europa e América Latina (Mercedes-Benz Trucks) e Ásia (FUSO e BharatBenz), terão maior independência empresarial e mais oportunidade de decisão no futuro.

 

Além disso, a autonomia de tomada de decisões e os recursos necessários para o desenvolvimento de produtos serão organizados pelas respectivas marcas da Daimler Truck nas diferentes regiões. Isso inclui as funções de Engenheiro Chefe para o desenvolvimento completo do veículo, previamente ancoradas estruturalmente no desenvolvimento global da Daimler Trucks & Buses, que passam agora a serem designadas especificamente para as regiões correspondentes. Isso permitirá que as marcas de veículos como a Freightliner, na América do Norte, a Mercedes-Benz Trucks, na Europa e América Latina, e a FUSO, na Ásia, possam proporcionar a melhor oferta possível de produtos e serviços aos seus respectivos clientes.

 

Tendo em vista a megatendência para o transporte neutro em CO2, a Daimler Truck AG vem conduzindo a transformação da indústria há anos. A empresa focou no desenvolvimento das soluções corretas para essas tendências, sejam elas as estreias mundiais de caminhões elétricos movidos a bateria nos segmentos leve, médio e pesado, o recém apresentado Mercedes-Benz GenH2, caminhão a hidrogênio para viagens de longa distância, ou o autônomo Future Truck 2025.

 

Dada a essa maior velocidade rumo ao transporte neutro em CO2 e o desenvolvimento acelerado de softwares e conectividade, a Daimler Truck AG está reunindo toda a tecnologia essencial das atividades de trem de força em uma única divisão, o Truck Technology Group (Grupo de Tecnologia de caminhões - TT). Ele será chefiado pelo Dr. Andreas Gorbach e será criado um centro global de competência para pesquisa, desenvolvimento e produção para todas as tecnologias futuras de trens de força (motores a combustão, baterias elétricas e células de combustível).  Além disso, o TT será responsável pelo software dos veículos, elétricos/eletrônicos e compras globais. Essas mudanças não apenas tornarão possível aumentar a escala econômica de tecnologias diferenciadas através do amplo uso em todas as regiões, mas também vão alavancar sinergias globais.

 

"A nova estrutura de negócios dará à Daimler Trucks & Buses o melhor dos dois mundos: máxima aproximação com o cliente e empreendedorismo em nossas regiões com força total de engenharia focada em futuras tecnologias", afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG. "O Dr. Andreas Gorbach é um líder nato, com ampla experiência em trens de força, tanto convencionais como com emissão zero. Ele é a escolha certa no Conselho de Administração para ocupar essa posição no Truck Technology Group. Andreas Gorbach é atualmente CEO da joint venture de células de combustível com o Grupo Volvo e vem contribuindo amplamente para o sucesso da Daimler Truck AG em tornar os sistemas de propulsão a hidrogênio aptos para a produção em série."

 

Sven Ennerst, anteriormente responsável pelo Desenvolvimento, Compras e pela Região China, irá continuar como Representante Geral na China até o final do ano, totalmente focado no desempenho da empresa nesse importante mercado para a Daimler Trucks. O Dr. Frank Reintjes, anteriormente responsável pela divisão Global Powertrain, acompanhará o realinhamento da Daimler Truck AG como Conselheiro Executivo Senior do CEO até o final do ano. Os dois executivos iniciarão suas merecidas aposentadorias ao final do ano.

 

"Eu gostaria de agradecer aos estimados colegas Sven Ennerst e Frank Reintjes pela extraordinária dedicação e contribuição à Daimler Truck AG. Ao longo de décadas, eles moldaram significativamente suas respectivas áreas de responsabilidade. Frank Reintjes está montando uma entidade de Trens de Força global de alta importância e Sven Ennerst está criando um portfólio de produtos global com tecnologia de segurança e eficiência líder na indústria. Ambos tiveram um grande impacto para o nosso sucesso em suas respectivas áreas", reforça Martin Daum.

 

Um outro passo para melhor atendimento aos clientes é o estabelecimento de uma nova unidade de serviços financeiros própria para os negócios de caminhões e ônibus. A nova subsidiária da Daimler Truck AG fornecerá apoio direcionado para as vendas da maior fabricante mundial de caminhões e ônibus com soluções de financiamento sob medida, leasing e soluções de mobilidade, reforçando o relacionamento com os clientes. Colegas da futura organização da Daimler Truck Financial Services serão transferidos para a nova empresa e farão parte da família mundial Daimler Truck antes da separação e listagem independente prevista. Stephan Unger assumirá a direção dessa nova unidade de serviços financeiros interna a partir de 1º de julho de 2021, passando a ser membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.

 

O CEO da Daimler Truck, Martin Daum, lidera a empresa com uma equipe no Conselho de Administração que possui todos os pré-requisitos para formar a futura Daimler Truck AG independente. Karin Rådström é responsável pelas regiões da Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Truck. John O'Leary, como CEO da Daimler Trucks North America, é responsável pela região da América do Norte e as marcas Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses. Hartmut Schick, CEO da Daimler Trucks Asia, é responsável pela região da Ásia e as marcas FUSO e BharatBenz. O Dr. Andreas Gorbach chefiará no futuro o Truck Technology Group. Stephan Unger será responsável no Conselho de Administração pela futura Daimler Truck Financial Services. Jochen Götz é responsável por Finanças e Controlling. Jürgen Hartwig é responsável por Recursos Humanos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários